Crescem as reclamações de moradores de Barra do Garças (MT) sobre a dificuldade para conseguir agendamento de perícias médicas na agência local do INSS. Segundo relatos, pessoas que buscam benefícios como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e outros estão sendo encaminhadas para cidades distantes, até mesmo em outro estado.
Um dos casos que chamam a atenção é o de um jovem de 26 anos, que sofre de atrofia nos nervos, e foi informado que sua perícia só será realizada daqui a dois meses, na cidade de Jataí (GO) — localizada a cerca de 270 quilômetros de Barra do Garças. O deslocamento de pacientes em situação de vulnerabilidade para outros municípios tem gerado grande preocupação e indignação entre os segurados e familiares.
Muitos relatam não ter condições financeiras de arcar com as despesas de viagem, hospedagem e alimentação para comparecer às perícias fora da cidade. Moradores pedem que o INSS amplie a oferta de vagas e a presença de peritos em Barra do Garças, evitando que o público mais fragilizado seja penalizado pela falta de estrutura local.
O espaço do site Araguaia Notícia está aberto para manifestação e esclarecimentos do INSS sobre as reclamações aqui mencionadas.
Publicidade
O Jornal Folha do Araguaia tem uma trajetória de 11 anos no mercado, trabalhando em parceria com pequenas, médias e grandes empresas no Vale do Araguaia.