ÁGUA BOA – A colheita do gergelim prossegue no município, segundo informação da Associação dos Agrônomos.
Cerca de 15% das áreas plantadas já foram colhidas. O agrônomo Diego Kampff disse que a produtividade é variada, de 300kg/há até 1.000kg por hectare.
A média fica em torno de 600 quilos de gergelim por hectare. Esses números já proporcionam boa renda ao produtor, devido ao bom preço do produto no mercado.
As diferentes produtividades são em função da cultura ser nova no município, diferenças de adaptação das cultivares e diferença nos tratos culturais.
Kampff ressalta que tanto os produtores rurais quanto os agrônomos ainda estão se adaptando aos tipos de tecnologia para o gergelim.
O produtor Jorge Gabe da Fazenda Mutum no Vau dos Gaúchos, colheu 180 hectares com gergelim e chegou a atingir a produtividade de 800kg/há.
Já o produtor Rodrigo Reis da região da Fazenda Soberana e Garapu, disse que em dois talhões de lavoura, obteve a produtividade de 750kg/ha a 966kg/ha.
Ele afirmou que está satisfeito com o rendimento da cultura, por ser a primeira safra dele. Os talhões plantados mais tarde podem ter menor produtividade.
No atual ciclo safrinha, foram plantados cerca de 30 mil hectares com gergelim no município.
Abaixo o histórico da cultura e demais informações.
=================================
ATUALIZADA DIA 14 JUNHO 2020
ÁGUA BOA – Os produtores rurais do município estão iniciando a colheita do milho e do gergelim. A informação partiu da Associação dos Engenheiros Agrônomos. Segundo o agrônomo Fabricio Godeski Moereira, em torno de 3% das áreas de milho já foram colhidas.
A produtividade inicial gira em torno de 100 sacas de milho por hectare. Isto está dentro da estimativa prevista inicialmente pela Associação. Algumas lavouras ainda não apresentam o ponto ideal de umidade, e por isso, a colheita começa mais tarde.
Foram plantados 35 mil hectares com o cereal na safrinha.
Já as lavouras de gergelim já estão sendo dessecadas para o começo da colheita. A colheita já avançou em cerca de 2% das áreas. Os produtores Luiz Antonio Paixão Iora e Celmo Iora (pai e filho) cultivam gergelim desde 2.003.
A produtividade inicial está em torno dos 500 quilos por hectare. Eles afirmam que a produção inicial está abaixo das médias de anos anteriores, por causa do excesso de chuvas no início do desenvolvimento da cultura.
A alta umidade favoreceu ao desenvolvimento de algumas doenças. As lavouras plantadas a partir de 5 de março desse ano deverão ter produtividade superior, alcançando de 850kg/ha a 900kg/ha. O gergelim ocupa cerca de 30 mil hectares no atual ciclo.
======================================
Publicado em maio 2020
ÁGUA BOA – As lavouras de milho seguem com bom desenvolvimento.
O comentário é do engenheiro agrônomo Miguel Ângelo de Moraes.
A colheita de milho no município deve se concentrar nos meses de junho e julho. Foram plantados 35 mil hectares com o cereal na safrinha.
A produtividade média deve ficar de 90 a 100 sacas de milho por hectare. O produto será destinado tanto ao mercado interno quanto para exportação.
Já o gergelim também tem ótimo desenvolvimento. A colheita será feita a partir do mês que vem.
Odenir Antunes plantou cerca de 90 hectares com gergelim em sua propriedade. Ele espera colher até 800 quilos por hectare.
O gergelim sofreu ataques de lagartas devidamente controladas com produtos já disponíveis no mercado.
A colocação do gergelim já está garantida. A colheita do gergelim também começa no mês de junho.
As chuvas de abril foram positivas para o milho e o gergelim.
PUBLICIDADE
O Jornal Folha do Araguaia tem uma trajetória de 11 anos no mercado, trabalhando em parceria com pequenas, médias e grandes empresas no Vale do Araguaia.