ÁGUA BOA – Foi rejeitado ontem a noite na Sessão da Câmara de Vereadores, projeto que tentava cancelar a verba indenizatória, de autoria do vereador Elto Jones ‘Cascão’ Bettio.
Cinco vereadores votaram para permanecer com a verba indenizatória: Bibelô (DEM), ‘Bicho’ (PSB), Professora Eva (PSB), Cleide Aleixo (PSDB) e Léo Enfermeiro (MDB).
Votaram contra a verba indenizatória Cascão (MDB), Agnaldo Lansoni (DEM), Lisiani Figueiró (DEM), Junior Silveira (PL). O vereador José Ari Zandoná do Democratas deixou o plenário da Câmara sem votar. Placar: 5×4.
O presidente da Casa, Luis Cesar de Lara, só vota em caso de empate. Fica mantida portanto, a verba indenizatória.
Na eleição do ano passado, vários vereadores que defendiam a verba indenizatória não se reelegeram, mas alguns vereadores da nova legislatura serão conhecidos por defenderem essa verba.
===========================
Atualizada dia 22 fev
ÁGUA BOA – Segue tramitando na Comissão Geral da Câmara de Vereadores, projeto que quer acabar com a Verba Indenizatória.
Apenas 4 vereadores manifestaram apoio ao projeto que acaba com mais essa verbinha extra: Elton Jones ‘Cascão’, Agnaldo Lansoni, José Ari Zandoná e Júnior Silveira.
Porém, nossa reportagem foi informada de que existe uma certa pressão para que a verba não seja extinta, possibilitando que alguns além de receberem o salário, continuem faturando a verba extra.
Cabe salientar que além do salário e da verba indenizatória, toda vez que um vereador viaja para atender aos interesses públicos, recebe também as diárias.
Se existem forças se mobilizando para pressionar pela permanência da verba indenizatória, a sociedade precisa também acordar e fazer mobilização exigindo o fim da verba indenizatória.
=================================
Atualizada dia 01 fev 2021
ÁGUA BOA – A Câmara de Vereadores fará hoje sua primeira sessão ordinária da 10ª Legislatura. Os trabalhos serão às 19hs sob o comando de Luis Cesar de Lara. Um projeto que promete ser polêmico é o que revoga lei anterior que criou a Verba Indenizatória de R$ 2 mil mensais aos vereadores.
Até ano passado, alguns vereadores não sacavam essa verba, mas o assunto sempre foi polêmico, principalmente depois de sua aprovação contra a vontade popular.
Pesquisa da Interativa em 2.017 mostrou claramente que 90% da população era contra a verba indenizatória. No ano passado, somente dois vereadores que recebiam a verba indenizatória se reelegeram.
Luis Cesar de Lara, José Ari Zandoná, Jonathan Silveira e Alan Apio nunca sacaram a verba extra. Joaquim ‘Quincão’, Fernando Quintanilha, Renato Beraldo e Marilene Estefano que recebiam a verba não se reelegeram. Somente Leo ‘Enfermeiro’ e Adelar ‘Bibelô’ Fusinato dos que recebem a verbinha passaram pelo crivo das urnas.
Entre os novos legisladores, a proposta para cancelar a verba extra partiu de Elton Jones ‘Cascão’ Bettio, tendo Agnaldo Lansoni, Heronides Silveira Júnior e Ari Zandoná como coautores.
Resta ao novo time de vereadores a manifestação sobre o assunto. O certo é que quem apoiar essa verba extra já começará desgastado seu caminho político.
============================
Publicado em jan 2021
ÁGUA BOA – Nossa reportagem foi informada de que alguns vereadores apresentarão projeto para acabar com a verba indenizatória.
Somente em dois anos, 2.019 e 2.020, alguns vereadores receberam R$ 326 mil em verba indenizatória. Fora as diárias e o salário. Porém, o serviço parlamentar parece que não melhorou, segundo a promessa feita na hora de criar a verba extra na legislatura passada.
Além disso, os vereadores ainda tem a diária e seu vencimento normal. Nossa reportagem também já sabe que alguns vereadores parece que querem manter a verba indenizatória, e continuar faturando altos valores.
O assunto promete ser polêmico, ainda mais depois que a sociedade se manifestou contra a criação da verba indenizatória. Pesquisa feita pela Interativa indicou que apenas 10% dos eleitores aprovaram a criação da verba indenizatória, mas 90% foram contrários.
Outra vez, precisamos ficar atentos ao assunto. Os valores aqui citados estão no portal transparência da prefeitura e da Câmara de Vereadores.
Dos vereadores que recebem a verba indenizatória, somente dois foram reeleitos, mas infelizmente, a verbinha extra continua atraente.
Veja link aqui – https://noticiasinterativa.com.br/politica/11035-verba-indenizatoria-vira-lei
PUBLICIDADE
O Jornal Folha do Araguaia tem uma trajetória de 11 anos no mercado, trabalhando em parceria com pequenas, médias e grandes empresas no Vale do Araguaia.