segunda-feira, 15 de abril, 2024

Logo Jornal Folha do Araguaia

Água Boa – Secretário de Saúde informa sobre suposta aplicação de vacina vencida

..
Por InterativaFM
| Atualizado em 26/04/2021 às 10h54

ÁGUA BOA – Neste domingo surgiu a informação de que algumas vacinas vencidas teriam sido aplicadas em pessoas imunizadas contra a Covid no município.

A vacina seria a AstraZeneca.com data de vencimento agora em 14 de abril.

Nossa reportagem fez contato agora a tarde com o Secretário Municipal de Saúde. Eberson Mateus declarou que somente um dos lotes atribuídos ao município de Água Boa realmente chegou e foi utilizado.

Mateus negou que as vacinas do lote tivesem sido aplicadas após a data de vencimento.

Segundo o secretário, somente uma vacina foi aplicada  na data limite, justamente nele mesmo. Porém, o registro da imunização foi efetuado no sistema somente no dia seguinte, quando já constava como vencida para aplicação.

"O que aconteceu foi o registro de um vacinado na base federal no dia 15/04/2021, e o profissional não se atentou em alterar na hora de lançar no sistema visto que o vacinado tinha feito a dose no dia 14/04. Na maioria das vezes não registramos no sistema no mesmo dia que administramos a dose, devido a demanda de serviços", explicou Eberson Mateus.

Ele destacou que não há nenhuma irregularidade na aplicação, pois foi feito tudo dentro do prazo limite, apenas o registro no sistema ocorreu 24 horas depois. Out.ras vacinas também tinham sido aplicadas no dia, mas registradas adequadamente na mesma data.

PUBLICIDADE

No data was found