A alimentação e nutrição inadequadas são responsáveis por 20% dos casos de câncer em países em desenvolvimento, como o Brasil. Os principais tipos de câncer relacionados a má alimentação são os de mama, intestino, próstata, esôfago e estômago.
Os alimentos industrializados, ultraprocessados (como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer), bebidas açucaradas (sucos industrializados e refrigerante), enlatados, embutidos, gorduras e frituras consumidos em grande quantidade e a longo prazo podem transformar células saudáveis em células cancerosas.
Outra orientação importante também é sobre o excesso de peso e o consumo de bebida alcoólica e cigarro, pois já está comprovado que ambos aumentam a chance de desenvolvimento esta doença.
Uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, castanhas, feijões e outras leguminosas contêm nutrientes, como vitaminas, minerais e fibras, que auxiliam as defesas do organismo contra esta doença. Além disto, a pratica de atividade física se torna fundamental, pois além de prevenir o câncer também auxilia no controle do peso e prevenção e outras doenças como pressão alta, diabetes, colesterol e triglicerídeo alto entre outros.
QUER SABER MAIS SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA A PREVENÇÃO DE DOENÇAS, ESPECIALMENTE O CÂNCER DE MAMA?
ENTÃO VENHA PARTICIPAR DO SÁBADO DA MULHER NA PROSAÚDE! UM DIA ESPECIAL, VOLTADO PARA A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DA MULHER.
PUBLICIDADE
O Jornal Folha do Araguaia tem uma trajetória de 11 anos no mercado, trabalhando em parceria com pequenas, médias e grandes empresas no Vale do Araguaia.