domingo, 14 de julho, 2024

Logo Jornal Folha do Araguaia

Atualizada: Grupo de 13 turistas pescadores de MG feitos reféns por índios

É solto após 2 dias de negociação em Paranatinga
Por Araguaia FM/WALLACY RIBOLI
| Atualizado em 29/09/2020 às 13h14

PARANATINGA – Um grupo de 13 turistas que foi feito reféns por indígenas da Aldeia Rawo, no Parque Indígena do Xingu, no domingo (27), foi liberado na manhã desta terça-feira (29).

A negociação com os índios foi feita pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e as polícias Federal e Militar durante dois dias.

Os turistas são de Unaí (MG) e pescavam em uma fazenda quando invadiram a reserva indígena por engano. A Funai informou que não trata-se de sequestro. Uma equipe da Fundação foi até o local na noite de domingo e permaneceu no local até o resgate dos turistas. A comunicação no local é difícil, pois não há sinal de celular.

Segundo a PF, as informações repassadas pela Funai são de que os indígenas ficaram com medo por conta da pandemia do novo coronavírus e, por isso, prenderam os turistas e acionaram as autoridades.

===============================

PARANATINGA – Ao menos 11 turistas pescadores oriudos de Unaí no estado de Minas Gerais, segundo informações não oficiais, estão sendo reféns em uma reserva indígena no município de Paranatinga, na Aldeia Rawo, da etnia Ikpeng, no Parque Indígena do Xingu, desde domingo (27).

Aparentemente eles teriam invadido a terra indígena. Segundo a Funai Xingu, uma ocorrência exigiu o deslocamento do Coordenador da Funai Xingu e do Chefe do setor de proteção ambiental com a Polícia Federal.

Segundo o delegado da Polícia Federal (PF), André Monteiro, a Funai informou a PF na segunda-feira, sobre o caso, e equipes foram enviadas aqo local.

Devido à falta de comunicação, a Funai disse, que ainda não consegue confirmar o que aconteceu, mas, quando existi uma invasão de uma terra indígena, se faz necessário o deslocamento de equipe da Funai com alguma força policial.

Segundo populares, os turistas estariam ‘recolhidos’ nessa terra indígena, e com eles objetos, como armas, foram encontrados.

Apesar das informações não oficias, não se sabe ainda ao certo o que aconteceu. 

Em breve informações…

Foto meramente ilustrativa. 

PUBLICIDADE

No data was found