Aconteceu na quinta feira 29/01 nas dependências da Câmara Municipal, um debate sobre o retorno das aulas na rede municipal de ensino em Canarana-MT de forma presencial, ficou definido que irão retornar de forma híbrida no próximo dia 08 de fevereiro.
Inicialmente a representante da Secretária de Saúde, fez um relato da situação do Covid-19 no município, e logo após o Secretário Municipal de Educação Eduardo Ferreira, fez uma explanação de como será feito esse retorno as aulas, e de forma segura, salientando que no ensino básico, que atende turmas do 1º ao 9º ano, nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, em cada dia 25% dos alunos terão aulas presenciais, ou seja, o aluno irá uma vez por semana na escola.
No restante da semana ele estudará em casa no que é chamado de ensino remoto. Nas quartas-feiras, ficarão disponíveis para atendimento individualizado aos alunos que apresentam situações que requeiram isolamento.
No ensino infantil, as aulas também serão de segunda a terça-feira, de quinta a sexta-feira, porém os alunos poderão frequentar as creches dois dias por semana, com 50% de lotação nas salas, ou seja, de segunda a terça-feira frequentam metade dos alunos e de quinta a sexta-feira a outra metade.
Essa programação está sujeita a adequações caso necessário, e que poderão ser feitas após o feriado de carnaval, dependendo do quadro de evolução municipal da pandemia, “Atualmente todos os setores da sociedade estão funcionando, menos as escolas, a educação deve ser prioridade sempre, é claro que vamos tomar todos os cuidados necessários conforme determinações da OMS, que serão implementados também nas salas de aula para que os professores e os alunos não corram riscos por ir à escola”, declarou o Secretário.
Após a explicação feita pelo Secretário Eduardo Ferreira, a proposta foi colocada em votação e aceita pelas grande maioria dos presentes.
Na última segunda-feira, dia 25/01 as aulas das Escolas particulares já haviam retornadas, já para as Escolas Estaduais, não há até o momento previsão de retorno às aulas presenciais.
PUBLICIDADE
O Jornal Folha do Araguaia tem uma trajetória de 11 anos no mercado, trabalhando em parceria com pequenas, médias e grandes empresas no Vale do Araguaia.