As empresas Agrícola Alvorada e Bunge Alimentos escolheram Canarana-MT para a construção de uma Usina de Etanol de Milho, que será a maior indústria do Vale do Araguaia. O empreendimento já está em fase de construção, com um investimento superior a R$ 1,3 bilhão. A usina terá capacidade para processar aproximadamente 2 mil toneladas de milho por dia, resultando na produção de cerca de 630 mil litros de etanol.
No sábado, dia 20 de abril, nossa equipe de reportagem esteve no local onde a Usina de Etanol está sendo construída. Na ocasião, a Secretária de Obras, Eliane Felten, falou sobre o envolvimento da Prefeitura no andamento da construção da indústria de etanol:
“Com o esforço conjunto da Administração Municipal e da Câmara de Vereadores, em parceria com a Agrícola Alvorada, conseguimos trazer essa indústria para Canarana. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, participa da implantação da usina de etanol, cedendo maquinários para que os trabalhos no interior do município não sejam interrompidos. Foram vários meses de negociação para aquisição do terreno, além da isenção de impostos por um determinado período para a indústria. A prefeitura irá disponibilizar seu maquinário dentro de suas condições, garantindo que o trabalho não pare em nenhuma das frentes”, explicou a Secretária Eliane Felten.
Segundo Rudinei Teixeira, da Agrícola Alvorada, esse investimento será uma “virada de chave” para Canarana. Os impactos antes e após a implantação da usina serão significativos, e isso servirá de incentivo não apenas para o setor de mão de obra, mas para todos os empresários investirem mais, criando mais oportunidades e contribuindo para a sociedade do município. Esse avanço só foi possível graças ao envolvimento de pessoas interessadas em conjunto com a gestão municipal, que tomaram decisões em diálogo e com respeito”, finalizou.
Publicidade
O Jornal Folha do Araguaia tem uma trajetória de 11 anos no mercado, trabalhando em parceria com pequenas, médias e grandes empresas no Vale do Araguaia.