Ainda na TI Pequizal do Naruvotu, agentes do Ibama apreenderam 10 barcos, 9 motores, 9 tarrafas, quatro tartarugas e vários ovos durante operação de combate à pesca e à caça ilegais.
Também foram recolhidos e doados ao Lar dos Idosos de Canarana (MT) 129 kg de pescado.
Os 37 autos de infração aplicados totalizam R$ 120,2 mil.
Javalis
Em Canarana, município que abriga a TI Pequizal do Naruvotu, ação realizada para fiscalizar criadores de fauna exótica invasora (espécies que podem desequilibrar o ecossistema em que são introduzidas) resultou na identificação de 30 animais nascidos a partir do cruzamento de porcos domésticos com javalis em uma fazenda da zona rural.
O proprietário recebeu a determinação de abater os animais no prazo de cinco dias e foi autuado em R$ 8 mil.
O javali (Sus scrofa) é uma espécie nativa da Europa, da Ásia e do norte da África. O animal é classificado como uma das cem piores espécies exóticas invasoras do mundo pela União Internacional de Conservação da Natureza. Sua agressividade e facilidade de adaptação, associadas à ausência de predadores naturais, causam uma série de impactos ambientais e socioeconômicos, principalmente para pequenos agricultores.
A reprodução do javali em cativeiro, mesmo que o cruzamento ocorra com espécie doméstica, não é permitida sem parecer técnico oficial favorável e licença da autoridade ambiental competente. Fonte IBAMA COM G1-MT.
PUBLICIDADE
O Jornal Folha do Araguaia tem uma trajetória de 11 anos no mercado, trabalhando em parceria com pequenas, médias e grandes empresas no Vale do Araguaia.