Uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Canarana por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRI) em parceria com a Funai, o Projeto dos Quintais Produtivos objetiva o preparo (Limpeza e gradagem) de 3 a 6 hectares no entorno das aldeias, onde está sendo realizado o plantio de abobora, melancia, feijão, milho, batata doce, amendoim, mandioca e arroz.
Através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRI) também é realizado o acompanhamento técnico, visando promover o equilíbrio e a segurança alimentar dos indígenas da etnia Xavante pertencente ao Município de Canarana-MT. O qual irá beneficiar 13 aldeias, somando cerca de 1.370 (um mil e trezentos e setenta) indígenas incluindo homens, mulheres, adolescentes e crianças.
O projeto também conta com o plantio comunitário de 45 hectares de Arroz, na terra Indígena Pimentel Barbosa, previsto para o mês de Abril, a colheita do arroz pode alcançar uma produtividade média de 4.050 kg/ha, equivalente a 182,25 toneladas, o qual beneficiará cerca 16 aldeias, sendo elas 3 pertencentes ao Município de Cascalheira.
Toda a produção será destinada para suprir as necessidades das comunidades indígenas, o cultivo dessa lavoura de arroz só foi possível com o empenho das lideranças indígenas que contaram com o apoio da Funai e da Prefeitura de Canarana, que emprestou a semeadeira/adubadeira para o plantio. A Funai forneceu o calcário para a correção do solo. Reportagem: Jornal Folha do Araguaia com informações da SEAGRI- Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Canarana.
PUBLICIDADE
O Jornal Folha do Araguaia tem uma trajetória de 11 anos no mercado, trabalhando em parceria com pequenas, médias e grandes empresas no Vale do Araguaia.