No último sábado dia (04/11/), das 8h30 às 12h nas dependências do Rancho Rafaely, o município de Canarana-MT foi sede do Festival Paralímpico Loterias Caixa, evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e destinado a crianças de 8 a 17 anos, com e sem deficiência.
Durante o evento aconteceram diversas apresentações artísticas pelos alunos da APAE e também por parte da Escolas Indígenas, a expectativa é de que jovens, de todas as regiões do país, participem das atividades que simulam a prática de modalidades paralímpicas, em Canarana foram e modalidades: Atletismo, Tênis de mesa, basquete em CR, e Equoterapia.
O evento que teve a coordenação da Sejel, o Secretário de Esportes Robinson Brás, falou sobre o evento: “Esse é um evento de inclusão voltado para as crianças, que contou com a colaboração da APAE, Assistência Social, Sec. Educação, Saúde, e ficará marcado na história pois o nosso objetivo é que esse evento aconteça mais vezes, e a satisfação é ver a lição de vida que essas crianças transmitem para nós mesmo com todas as dificuldades enfrentadas e mostra a obrigação que temos de proporcionar mais ações como essa não só no dia do Paralímpico”, destacou empolgado.
Cid dos Anjos representando a Secel/MT, um dos responsáveis pelo evento declarou que: “A partir do ano que vem não será tão somente um Festival, mas sim a partir do próximo ano o município receber uma competição de nível estadual, para que essas crianças especiais possam ser inseridas em alguma atividade esportiva, Canarana está de parabéns e mostrou que abraça e defende a causa, o evento mostrou para todos nós a importância da participação das crianças, que apesar de todas as dificuldades demonstram a sua felicidade, e o Estado do Mato Grosso, será sempre parceiro dos municípios que desejarem realizar esse tipo de evento”.
Claudiomiro Debastiani (pai de aluna) destacou a importância do Evento, falou da necessidade de que mais eventos voltados as crianças sejam realizados pelo município, que tenha como objetivo promover atividades físicas e brincadeiras lúdicas entre os participantes, a fim de iniciá-los no esporte de uma maneira assertiva e prazerosa.
PUBLICIDADE
O Jornal Folha do Araguaia tem uma trajetória de 11 anos no mercado, trabalhando em parceria com pequenas, médias e grandes empresas no Vale do Araguaia.