domingo, 14 de julho, 2024

Logo Jornal Folha do Araguaia

Publicidade

Carro abandonado: O que fazer?

EM CANARANA AS DENUNCIAS PODEM SER FEITAS PELO SAC DA PREFEITURA
Por Jornal Folha do Araguaia
25/08/2023 às 13h58
| Atualizado em 25/08/2023 às 14h20
2023082502202274be16979710d4c4e7c664785608845636531657887426595

Qualquer pessoa pode e deve realizar uma denúncia de carro abandonado, e essa denúncia deverá ser feita após cinco dias do veículo parado no mesmo local para a prefeitura da cidade de onde o carro abandonado está. Porém os municípios podem ter um órgão diferente para que seja feita a denúncia.

Você já se deparou com um carro estacionado na sua rua por vários dias seguidos sem nenhuma movimentação ou aparência de ter um dono? Talvez este seja um caso de carro abandonado.

   Além de ocuparem as vagas que poderiam ser destinadas a veículos que estão em circulação, um carro abandonado polui muito o visual de uma cidade e suas vias. 

É de fácil identificação um carro abandonado, afinal os sinais de deterioração são muito evidentes, tais como: vidros quebrados, lataria enferrujada, pneus murchos e a ausência de itens básicos como os bancos, por exemplo. Os vizinhos e pedestres que se sentirem incomodados com a presença de um veículo nessas condições citadas acima parado nas ruas devem acionar a prefeitura da sua cidade.

Nas vias públicas das cidades não é difícil de identificar carros abandonados nas ruas. Além do transtorno nas vias públicas por ocupar espaços destinados ao trânsito local ou até mesmo em frente a residências e comércios, atrapalhando a circulação de pedestres e a entrada e saída de veículos de suas garagens e estacionamentos. Os carros abandonados causam muitos transtornos para a população e para a gestão pública. Podendo ainda se tornar depósito de lixo, esconderijo para assaltante ou até servir de ponto para usuários ou venda de drogas. Mas como identificar se o veículo em questão pode ser mesmo considerado um carro abandonado? E qual o tempo necessário para que o veículo abandonado seja classificado como tal?

   Rua Horizontina, centro de Canarana

Rua Tuparandi, Centro de Canarana

Normalmente são considerados carros abandonados aqueles que já estão deteriorados pelo tempo ou aparentemente vandalizados, com vidros quebrados, sem rodas, parados em vias públicas ou terrenos baldios, mas saiba que carros deixados à beira da estrada sem alguma indicação ou automóveis parados no estacionamento de alguma empresa por vários dias consecutivos também são considerados abandonados.

Mas também existem muitos carros abandonados que são deixados nas vias após serem batidos e que além do conserto eles possuem uma dívida enorme de imposto sobre a propriedade de veículos automotores, licenciamento e multas exorbitantes, que passam muito o valor do veículo, e os donos acabam largando seus carros nas ruas, sem se darem conta de que estão cometendo mais uma infração e de que poderão ter uma dívida ainda maior do que a já existente.

Antes da prefeitura enviar seu agente designado para averiguar presencialmente a denúncia feita, o departamento responsável terá que verificar com a polícia militar e os órgãos de trânsito (Detran) se o veículo não está relacionado a algum roubo, furto ou outros problemas.

   Se for confirmado de que o carro não possui nenhuma pendência com a polícia ou os demais órgãos, o agente da subprefeitura vai até o local onde o carro abandonado se encontra e afixará uma notificação no para-brisa do veículo, com isso o responsável pelo automóvel terá um prazo de cinco dias úteis da data do aviso para recolher o carro, porém se o automóvel continuar no mesmo local após esse determinado período ele será recolhido e guinchado para o pátio do Detran. 

Quer entender melhor como funciona para fazer a denúncia? Vamos listar o passo a passo para facilitar:

  1. A pessoa que encontrar o veículo abandonado deve aguardar cinco dias para ver se o carro continuará no mesmo local e, caso ele continue, fazer a denúncia junto a subprefeitura ou a polícia civil, dependendo do município, a denúncia pode ser feita por telefone, site ou aplicativo;
  2. A subprefeitura irá checar primeiro com os demais órgãos para saber se o carro abandonado está com algum problema judicial ou se é proveniente de algum roubo ou furto;
  3. O agente da subprefeitura vai até o local da denúncia e notificará o veículo abandonado afixando em seu vidro dianteiro um comunicado de que o carro não pode mais ficar naquele local e que o proprietário tem no máximo 5 dias para fazer a retirada do carro;
  4. Após esse prazo expirado, se o carro ainda estiver abandonado exatamente onde estava desde a averiguação do agente, ele será recolhido e levado ao pátio da subprefeitura da cidade. Reportagem Jornal Folha Araguaia.

Publicidade

Últimas Notícias

Agronegócio, Outras Notícias
Sicredi Araxingu forma mais de 250 pessoas no Crescer e Educação Financeira na fazenda Itaquerê
Canarana MT, Polícia
Atualizada – POLÍCIA CIVIL, APÓS INTENSO TRABALHO INVESTIGATIVO, ESCLARECE MORTE DE CRIANÇA DE SETE MESES
Outras Notícias, Política
Veja o que muda com o novo ensino médio aprovado pelo Congresso
Polícia
PJC deflagra operação contra exploração sexual de crianças e adolescentes em Paranatinga
Polícia
Trabalhador é encontrado morto 2 meses após desaparecer ao perder R$ 200 mil no Jogo do Tigrinho
Polícia
Mãe é detida após oferecer bebida alcoólica para filha de 8 anos na Expovale de Água Boa

Publicidade

Notícias Relacionadas

amp-Sirene1002-copia59-2

Destaque

Atualizada – POLÍCIA CIVIL, APÓS INTENSO TRABALHO INVESTIGATIVO, ESCLARECE MORTE DE CRIANÇA DE SETE MESES

11/07/24 18:18
Viaturas-operacionais

Destaque

PJC deflagra operação contra exploração sexual de crianças e adolescentes em Paranatinga

10/07/24 17:13
10074227_f81d0e23dc

Destaque

Trabalhador é encontrado morto 2 meses após desaparecer ao perder R$ 200 mil no Jogo do Tigrinho

10/07/24 16:54