sábado, 5 de outubro, 2024

Logo Jornal Folha do Araguaia

Destaque: Canarana: Projeto polêmico que diminui número de vereadores (de 11 para 9) provocou bate-boca na última Sessão

Os ânimos ficaram exaltados e o clima esquentou, houve bate-boca entre os Vereadores Paulo Gonçalves e Jeremias de Souza na última sessão da Câmara Municipal de Vereadores
Por Jornal Folha do Araguaia/Fotos: autoria Câmara ver
| Atualizado em 03/06/2020 às 13h16

   Canarana- Os ânimos ficaram exaltados e o “clima esquentou”, houve bate-boca entre os Vereadores Paulo Gonçalves e Jeremias de Souza na última sessão da Câmara Municipal de Vereadores em razão de “discordarem” sobre um projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 002/2020 que tem como o intuito de reduzir o número de Vereadores protocolado no último dia 18 de maio. 

Fotos autoria: Câmara de vereadores

   Nossa reportagem entrou em contato com o Presidente da Câmara de Vereadores Gilmar Miranda e o mesmo explicou que a princípio o referido projeto está tramitando normalmente e que só não foi colocado em votação na última sessão da segunda-feira dia 01/06 devido aos ânimos estarem exaltados devido ao calor das discussões sobre o assunto, porém será apresentado na próxima sessão previsto para o próximo dia 15/06.

   Conforme Gilmar Miranda são necessárias pelo menos 4 assinaturas dos edis para que o projeto seja votado, inicialmente cinco vereadores haviam assinado o projeto da vontade de retornar a Lei Orgânica a sua antiga redação com nove vereadores, além do Presidente Gilmar Miranda, os vereadores Moacir Ataíde, Rafael Govari, Emannuel Magni, e o autor do mesmo Jeremias de Souza, totalizando cinco assinaturas, que seriam o suficiente para que o projeto entrasse em pauta e posterior votação.  

   Porém, na sessão de ontem após a confusão, os vereadores Moacir Ataídes e Emannuel Magni “retiraram verbalmente suas assinaturas” ao apoio inicial ao projeto, ato que agora está sob a análise do setor jurídico da Câmara sobre a validade desse procedimento para daí sim dar um parecer e dar continuidade ou não do projeto para encaminhamento de votação em uma próxima sessão, explicou. Reportagem Jornal Folha do Araguaia.   

Entenda o caso:

 “Foi protocolado na Câmara Municipal de Vereadores de Canarana, o projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 002/2020 com o intuito de reduzir o número de Vereadores da casa de Leis.

   Em legislaturas anteriores, a Câmara Municipal de Vereadores, já possuía nove representantes, porém, através da Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 10/2014 o Poder Legislativo passou a contar com 11 representantes, o que foi efetivado através da eleição municipal ocorrida no ano de 2016.

   Durante esta Legislatura por iniciativa do Vereador Jeremias Rodrigues de Souza (Jerê) surgiu à vontade de retornar a Lei Orgânica a sua antiga redação, além do autor os vereadores Rafael Govari, Moacir Ataíde, Emannuel Luís Magni (Manu) e o Presidente Gilmar Miranda, também assinaram o projeto de Emenda à Lei Orgânica”.

 

PUBLICIDADE

No data was found