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DNIT inicia pavimentação da BR-158; trecho de 12 km deve ser entregue este ano

Por Semana7
10/06/2024 às 16h52
| Atualizado em 10/06/2024 às 16h52
DNIT
Reprodução

Oito meses após a autorização para asfaltar a BR-158, no Vale do Araguaia mato-grossense, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) lançou oficialmente, nesta quinta-feira (06), as obras de pavimentação dos primeiros 12 quilômetros da rodovia. A previsão é que o trecho seja entregue até dezembro deste ano.

A obra é executada pela empreiteira Semec e compreende o segmento entre o km 201,2 e o km 213,3 (Posto Luizinho), no município de Canabrava do Norte, com investimento inicial de aproximadamente R$ 40 milhões.

Em entrevista ao portal Agência da Notícia, o superintendente regional do DNIT em Mato Grosso, Djalma Silvestre Fernandes, atribuiu o período chuvoso ao longo tempo de espera para o início das obras.

Ainda de acordo com o superintendente, a obra trará benefícios para a região antes mesmo de ser inaugurada. “Com certeza serão mais de 200 empregos diretos e aí entra toda a cadeia produtiva, que é a venda de combustível, de peças, de alimentação, borracharia. […] e depois é incalculável o benefício que uma rodovia asfaltada traz”, explicou.

Ele também comentou sobre o cronograma para o restante da rodovia que contornará a área reconhecida como Terra Indígena Marâiwatsédé, pertencente à etnia Xavante. O projeto prevê a pavimentação de 195,42 quilômetros divididos em dois lotes construtivos. O Lote A compreende um trecho de 93,99 quilômetros, iniciando no km 201,2 da BR-158/MT, região próxima ao Posto do Luizinho até o município de Alto Boa Vista, no entroncamento com a BR-242/MT. Já o Lote B terá um trecho de 101,43 quilômetros, entre o município de Alto Boa Vista até a região do Distrito de Alô Brasil, em Bom Jesus do Araguaia. Todo o empreendimento terá um investimento de mais de R$ 670 milhões.

 “Nesse primeiro lote A, de aproximadamente 90 quilômetros, nós temos aí a construção de 12 pontes que já estão em fase de licitação também e, com certeza, nós vamos licitar essas pontes ainda neste ano e aí ela entra na construção do restante da obra”, disse Fernandes.

Djalma também destacou o trabalho do governo federal, especialmente dos ministros Renan Filho (Transportes) e Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária). “A gente sempre lembra o governo e, principalmente agora, através do ministro Renan Filho e o ministro Carlos Fávaro que têm dado um apoio muito grande na concepção e dos recursos, inclusive para não parar essa obra. […] investimento em infraestrutura é o que o Brasil precisa”, declarou.

Sobre a rodovia – A rodovia BR-158 é um importante corredor logístico responsável por escoar a safra de Mato Grosso para os portos do chamado Arco Norte, no Estado do Pará, de onde a produção de soja, milho e algodão é exportada para o mercado internacional. Cerca de 2 mil carretas trafegam por dia pela estrada que corta o trecho da reserva – o único trecho da BR-158/MT ainda não pavimentado.

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| Atualizado em 10/06/2024 às 16h52
DNIT
Reprodução

Oito meses após a autorização para asfaltar a BR-158, no Vale do Araguaia mato-grossense, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) lançou oficialmente, nesta quinta-feira (06), as obras de pavimentação dos primeiros 12 quilômetros da rodovia. A previsão é que o trecho seja entregue até dezembro deste ano.

A obra é executada pela empreiteira Semec e compreende o segmento entre o km 201,2 e o km 213,3 (Posto Luizinho), no município de Canabrava do Norte, com investimento inicial de aproximadamente R$ 40 milhões.

Em entrevista ao portal Agência da Notícia, o superintendente regional do DNIT em Mato Grosso, Djalma Silvestre Fernandes, atribuiu o período chuvoso ao longo tempo de espera para o início das obras.

Ainda de acordo com o superintendente, a obra trará benefícios para a região antes mesmo de ser inaugurada. “Com certeza serão mais de 200 empregos diretos e aí entra toda a cadeia produtiva, que é a venda de combustível, de peças, de alimentação, borracharia. […] e depois é incalculável o benefício que uma rodovia asfaltada traz”, explicou.

Ele também comentou sobre o cronograma para o restante da rodovia que contornará a área reconhecida como Terra Indígena Marâiwatsédé, pertencente à etnia Xavante. O projeto prevê a pavimentação de 195,42 quilômetros divididos em dois lotes construtivos. O Lote A compreende um trecho de 93,99 quilômetros, iniciando no km 201,2 da BR-158/MT, região próxima ao Posto do Luizinho até o município de Alto Boa Vista, no entroncamento com a BR-242/MT. Já o Lote B terá um trecho de 101,43 quilômetros, entre o município de Alto Boa Vista até a região do Distrito de Alô Brasil, em Bom Jesus do Araguaia. Todo o empreendimento terá um investimento de mais de R$ 670 milhões.

 “Nesse primeiro lote A, de aproximadamente 90 quilômetros, nós temos aí a construção de 12 pontes que já estão em fase de licitação também e, com certeza, nós vamos licitar essas pontes ainda neste ano e aí ela entra na construção do restante da obra”, disse Fernandes.

Djalma também destacou o trabalho do governo federal, especialmente dos ministros Renan Filho (Transportes) e Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária). “A gente sempre lembra o governo e, principalmente agora, através do ministro Renan Filho e o ministro Carlos Fávaro que têm dado um apoio muito grande na concepção e dos recursos, inclusive para não parar essa obra. […] investimento em infraestrutura é o que o Brasil precisa”, declarou.

Sobre a rodovia – A rodovia BR-158 é um importante corredor logístico responsável por escoar a safra de Mato Grosso para os portos do chamado Arco Norte, no Estado do Pará, de onde a produção de soja, milho e algodão é exportada para o mercado internacional. Cerca de 2 mil carretas trafegam por dia pela estrada que corta o trecho da reserva – o único trecho da BR-158/MT ainda não pavimentado.

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