O aparelho fixo convencional conta com as ligaduras ou as famosas borrachinhas, que prendem o arco aos bráquetes. Além de facilitarem o acúmulo de bactérias, essas borrachinhas impedem movimentos do arco, o que acaba tornando o tratamento menos eficaz. Quando a higienização não é feita corretamente, o paciente pode ter alguns problemas, como é o caso de cáries ou gengivite, por exemplo.
Um aspecto do aparelho autoligado que agrada muitos pacientes diz respeito à estética. Como os bráquetes são menores do que os dos aparelhos fixos convencionais, ele tem um aspecto mais bonito e mais discreto.
Como no caso do aparelho autoligado não existem as ligaduras, além de facilitar a higienização, não são necessárias tantas consultas. Além disso, como o arco fica preso aos bráquetes a movimentação é mais precisa. Isso também permite que o tempo de tratamento seja reduzido quando comparado ao tratamento com um aparelho fixo tradicional. Segundo especialistas, o tratamento com o aparelho autoligado chega a ser sete vezes mais eficiente do que o tratamento feito com o aparelho fixo tradicional.
Uma das grandes queixas de pacientes com relação ao aparelho fixo tradicional diz respeito aos machucados causados nas bochechas pelo atrito com os bráquetes. Muitos chegam até a usar uma cera para proteger, até se acostumar com o aparelho. No caso do aparelho autoligado, pelos bráquetes serem menores e anatomicamente mais curvos, eles não atritam tanto. Isso traz mais um benefício, pois podem não causar aqueles pequenos machucados tão chatos e doloridos.
Além dos benefícios citados, para alguns casos, o aparelho autoligado é mais indicado, como é o caso de pacientes que têm problemas que necessitem de expansão(aumento lateral) da arcada. Nesses casos, esse tipo de aparelho costuma ser o mais indicado. Além disso, problemas relacionados à mordida cruzada ou aberta, alinhamento dos dentes, alterações ósseas entre outras também podem ser bem atendidas por esse tipo de aparelho.
Os aparelhos autoligados são mais caros?
Por ser um produto novo e mais moderno, pode sair um pouco mais caro. Entretanto, colocando na ponta do lápis seus benefícios e principalmente a economia de tempo, o investimento compensa.
Dra. Ana Paula Zerbati Graduada em Odontologia pela Universidade de Ribeirão Preto-SP (UNAERP)
Pós Graduada em Odontopediatria Pela São Leopoldo Mandic- Campinas-SP
Pós Graduanda em Ortodontia pela Orthoplace-Goiânia-GO
Av. Paraná, 343- Centro – Canarana – MT – Contato (66)3478-2510 /99721-2757 whatsap
PUBLICIDADE
O Jornal Folha do Araguaia tem uma trajetória de 11 anos no mercado, trabalhando em parceria com pequenas, médias e grandes empresas no Vale do Araguaia.