Tenho o terreno e o sonho da casa própria, e agora? O que fazer para o sonho não virar um pesadelo? A construção de um imóvel envolve uma série de fatores que devem ser avaliados. Pensando nisso, especialistas da Engenharia Braga explicam como dar de vez o pontapé inicial na construção de sua casa.
1.Terreno: As considerações a respeito do terreno são muito importantes, pois o lado do sol será o norteador do seu projeto. Deve-se estar atento, da mesma forma, ao nível do terreno, que deve ser mais elevado que o da rua.
2. Planejamento: Você precisa projetar tudo na obra antes de iniciá-la, desde os gastos com materiais e mão de obra, até os detalhes do acabamento. Uma construção deve ser feita com o acompanhamento de um profissional especializado (engenheiro, arquiteto) e tudo começa nos projetos. Bons projetos devem ser vistos como investimentos, e não como ônus, uma vez que auxiliam nos orçamentos e programação de gastos.
3. Documentação: Tendo em mãos os projetos e a documentação do terreno, o arquiteto ou engenheiro irá providenciar junto à prefeitura a autorização para construção. Ao final da obra, é dada a baixa na documentação e expedido o “Habite-se”, que é uma autorização para ocupação do imóvel.
4. Mão de obra: Atenção! É aqui que muita gente se complica. Como há vários tipos de contratação – obra fechada, diária, empreita por medição – muitas vezes o que parece ser barato pode sair caro.
5. Acabamento: Qualidade e beleza são dois aspectos de suma importância aqui, uma vez que formam o visual da construção. Deve-se dar, também, uma atenção especial às novas tecnologias.
Essas são algumas dicas que, somadas ao auxílio de bons profissionais e materiais de qualidade, darão excelentes resultados.
PUBLICIDADE
O Jornal Folha do Araguaia tem uma trajetória de 11 anos no mercado, trabalhando em parceria com pequenas, médias e grandes empresas no Vale do Araguaia.