terça-feira, 21 de janeiro, 2025

Logo Jornal Folha do Araguaia

Publicidade

Esporte, música e novela: Sicoob une três paixões nacionais e impulsiona a mensagem do cooperativismo financeiro

Por Assessoria
11/09/2023 às 10h05
| Atualizado em 11/09/2023 às 10h12
2023091110115674be16979710d4c4e7c66478560884563606117960255604

Instituição financeira cooperativa: você já ouviu essa expressão? Se ainda não, a partir de um grande trabalho realizado pelo Sicoob, provavelmente passará a ouvir. Isso porque a marca deu início a um projeto que se faz presente em três paixões nacionais: esporte, música e teledramaturgia. Três plataformas que podem explicar de maneira fácil o que é o cooperativismo financeiro e suas diferenças em relação ao sistema bancário tradicional, ao mesmo tempo que expandem e aproximam a marca dos brasileiros.

Nas últimas semanas, a maior ação foi ao ar durante o horário nobre na televisão brasileira: o Sicoob inseriu sua marca na trama da novela ‘Terra & Paixão’, da Rede Globo. A instituição se envolveu diretamente com a história: na trama, a cidade fictícia de Nova Primavera apresenta diversos personagens com dificuldades financeiras e desafios para lidar com um banco local. É nesse momento que entra em cena o cooperativismo financeiro. Nas primeiras inserções, a personagem Lucinda, interpretada por Débora Falabella, explica como funciona a dinâmica e contata o Sicoob que, assim como na vida real, percebe as dificuldades da região e decide levar uma agência  para o município, oferecendo aos moradores produtos e serviços financeiros com taxas e condições mais justas, além do desenvolvimento social e econômico para toda a comunidade. Além disso, tem um olhar mais próximo para a situação de cada cooperado – que, no contexto do cooperativismo, é também dono da cooperativa.

 

Contando ainda como novas inserções previstas para irem ao ar nos próximos meses, o Sicoob estima que, ao todo, as ações possam impactar mais de 180 milhões de pessoas, um alcance inédito para o cooperativismo financeiro.  Ranny Chrystian Galli, gerente de Comunicação e Marketing do Sicoob explica que a intenção era inserir naturalmente a instituição na trama, com o objetivo de fornecer soluções financeiras à comunidade e demonstrar que é possível ter uma relação saudável e positiva com o dinheiro.

“Terra & Paixão leva ao horário nobre discussões muito interessantes, destacando a força do agronegócio e do cooperativismo. Não podíamos ficar de fora”, diz o executivo. “Queremos demonstrar que, no setor financeiro, por ser dono, o cooperado tem participação nos resultados, direito a voto para decidir os rumos da cooperativa, além de contar com um relacionamento muito mais próximo com a instituição, podendo resolver diversas situações que porventura atinjam sua trajetória financeira”, diz.

A plataforma de música 

Com uma base de mais de 7,5 milhões de cooperados, a estratégia de marketing do Sicoob não se limitou somente à teledramaturgia. Para expandir sua influência e alcançar um público mais amplo, a instituição também estabeleceu uma parceria com Jorge & Mateus, dupla sertaneja de maior sucesso no Brasil. “A música sertaneja, principalmente o estilo da dupla J&M, é amada pelos brasileiros, ainda mais pelos mais jovens. Sabemos da força de contar dois artistas desse porte ao nosso lado e, por isso, os escolhemos como nossos parceiros”, afirma o executivo.

Uma das curiosidades é que o relacionamento se iniciou justamente porque Mateus é um cooperado de longa data e conhece os diferenciais e benefícios do cooperativismo financeiro. “A ideia é incorporarmos a história em uma ação comercial na qual ele convence o Jorge a se tornar um cooperado, assim como outros milhares de brasileiros. Além disso, a música desempenha um papel fundamental na criação de uma conexão emocional com o nosso público. Por isso, decidimos aproveitar essa oportunidade para firmar uma parceria com a dupla musical para desenvolver uma assinatura sonora exclusiva, que será incorporada em todas as nossas ações publicitárias, com objetivo de elevar o nosso nível de conhecimento e consideração da marca”, completa Ranny.

Apoio ao esporte 

Uma plataforma que desempenha um papel fundamental no crescimento da marca Sicoob é, sem dúvida, o esporte. Há anos, a instituição tem sido uma grande apoiadora de diversas modalidades, incluindo aquela que é a maior paixão dos brasileiros: o futebol.

Presente em diversas camisas de times em campo, por meio de apoio e patrocínio de suas cooperativas centrais e singulares, o Sicoob também tem sua marca exibida nas placas de publicidade do Campeonato Brasileiro. “O Brasileirão é o torneio mais disputado do país, não se limitando apenas à disputa pelo título. Há vagas para a Libertadores, a Sul-Americana e fuga do rebaixamento, o que significa que cada jogo traz uma emoção única, e estamos presentes em todos esses confrontos esportivos, posicionando estrategicamente a nossa marca para captar a atenção dos torcedores que estão nos estádios e daqueles que assistem de suas casas”, fala o executivo.

De acordo com o Sicoob, o futebol possui uma relação intrínseca com o cooperativismo: ambos demostram que apenas equipes unidas por um mesmo propósito alcançam a vitória e conseguem obter bons resultados em suas trajetórias. “O futebol, assim como o cooperativismo, potencializa valores como cooperação, equidade, união e pertencimento. Acreditamos que, por meio do esporte, conseguimos enfatizar o significado da união e da soma de esforços. Além disso, é uma atração que tem uma das maiores relevâncias midiáticas do Brasil, com um poder de alcance capaz conquistar a confiança do telespectador.â�¯ É uma ótima oportunidade para levarmos a nossa mensagem a um público ainda maior”, comenta Ranny Galli.

Com todas essas ações, a instituição financeira cooperativa está desempenhando um papel de destaque ao simplificar e comunicar os princípios do cooperativismo financeiro para todo o Brasil. “Nossos investimentos inovadores e criativos evidenciam que estamos trilhando um caminho promissor em direção a um futuro financeiro mais inclusivo, democrático e cooperativo para o país”, finaliza.

Publicidade

Destaques

Agronegócio, Canarana MT
Vice-governador de Mato Grosso visita stand do Sicredi durante Dinetec 2025
Canarana MT
O goleiro Rafael Oliveira, de Canarana/MT se apresenta ao São Paulo nesta sexta-feira dia 17
Agronegócio
Prazo para plantio de soja em Mato Grosso termina no dia 07 de janeiro
Polícia
Polícia Civil prende homem que matou colega de moradia com botijão de gás em Água Boa
Canarana MT, Polícia
Homem ameaça esposa e põe fogo da residência deles em Canarana
Canarana MT, Polícia
Jovem é atingido por disparo acidental de arma de fogo na zona rural de Canarana

Publicidade

Notícias Relacionadas

WhatsApp-Image-2024-12-30-at-10.49.34-2

Destaque

Polícia Civil prende homem que matou colega de moradia com botijão de gás em Água Boa

02/01/25 16:36
amp-sirene-pmmt233

Destaque

Homem ameaça esposa e põe fogo da residência deles em Canarana

02/01/25 16:29
policia-PM-viatura-noturna-SNLucas-Torres

Destaque

Jovem é atingido por disparo acidental de arma de fogo na zona rural de Canarana

02/01/25 16:27