Cooperativa Sicredi Araxingu distribui R$ 21,3 milhões em Resultados aos associados, referentes ao ano de 2019. No último ano, a cooperativa obteve um resultado (lucro) total de R$ 73,7 milhões, sendo que uma parte foi devolvida aos associados, proporcionalmente às suas movimentações, conforme definido em assembleia. Diferentemente do que ocorreu em anos anteriores, em 2020, os associados tiveram o valor depositado na conta poupança, nesta segunda-feira (25.05).
A Sicredi Araxingu tem cerca de 34 mil associados nos municípios de Querência, Gaúcha do Norte, Ribeirão Cascalheira, Canarana, São José do Xingu, Água Boa, Vila Rica, Confresa, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Santa Cruz do Xingu, Cocalinho, Nova Xavantina, Alto Boa Vista e Campinápolis, onde a cooperativa mantém 15 agências.
Os resultados são o lucro das cooperativas, mas diferentemente do que acontece nas instituições financeiras tradicionais, esse montante não fica com um grupo pequeno de acionistas. No cooperativismo de crédito, do qual o Sicredi faz parte, os lucros das cooperativas são divididos entre os associados, proporcionalmente às suas movimentações naquele exercício.
Para o diretor executivo da cooperativa, Carlos Paes Machado, a distribuição dos resultados cumpre, neste momento em que vivemos, dois objetivos. “Coopera com os associados que possam ter sido prejudicados pela pandemia e injetam um recurso na economia local que com certeza faz a diferença. É a união dos associados fortalecendo sua própria região”
O valor destinado aos associados é calculado de forma equitativa, ou seja, conforme as movimentações financeiras feitas na cooperativa. Cada cooperativa tem a autonomia de atribuir percentuais de remuneração aos produtos e serviços financeiros oferecidos, sendo que um pode ter um peso maior que outro. Dependendo de quais produtos e serviços o associado tem, ele será mais ou menos remunerado. Na Sicredi Araxingu, do Resultado líquido obtido em 2019, 60% foi destinado ao fundo de reserva e 5% para o Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (FATES).
A distribuição dos resultados é um dos diferenciais do sistema cooperativo de crédito em relação às instituições financeiras tradicionais. Além disso, o cooperativismo tem taxas mais competitivas e a movimentação financeira circula na região onde a cooperativa atua. Por isso que as cooperativas contribuem para o crescimento não só dos negócios dos seus associados, mas também com o desenvolvimento social e econômico da região onde está presente.
PUBLICIDADE
O Jornal Folha do Araguaia tem uma trajetória de 11 anos no mercado, trabalhando em parceria com pequenas, médias e grandes empresas no Vale do Araguaia.