segunda-feira, 15 de abril, 2024

Logo Jornal Folha do Araguaia

FALTA POUCO: HOSPITAL MUNICIPAL DEVERÁ SER INAUGURADO NAS PRÓXIMAS SEMANAS

Por
| Atualizado em 30/11/-0001 às 00h00

O prefeito de Canarana, Evaldo Diehl, e a secretária municipal de Saúde, Patrícia Malheiros, informaram em entrevista, que o Hospital Municipal deverá ser inaugurado ainda nas próximas semanas. A Administração aguarda apenas concluir a obra do prédio onde o hospital será instalado.

Sobre a data de inauguração do hospital, a secretária de Saúde informou que a Administração tinha previsto para o início deste mês. “Até havíamos colocado uma data para a inauguração, por conta das licitações terem sido finalizadas, os equipamentos, instrumentos cirúrgicos, vestimentas hospitalares e todos os móveis terem sido adquiridos. Mas quando fizemos a última avaliação no prédio, percebemos a necessidade de melhorar a acessibilidade do hospital para as pessoas com dificuldade de locomoção motora. Então estamos fazendo uma pequena reforma para adequar o local. Mas é com muita satisfação que temos a certeza de que o hospital será inaugurado nas próximas semanas”, completou Patrícia.

Para a abertura, a Administração Municipal fez um estudo para saber como o hospital poderia ser mantido e também procurou apoio dos Governos Estadual e Federal. “O processo de abertura demorou porque precisávamos saber como o município poderia manter este hospital. Para isso, buscamos apoio em Cuiabá-MT, o prefeito desde 2013 vai para Brasília-DF e para a capital do Estado em busca de apoio. E depois de muito trabalho conseguimos o apoio do Governo do Estado e depois que o hospital estiver funcionando o Governo Federal também nos apoiará com as autorizações de internações hospitalares”, ressaltou a secretária.

Patrícia explicou que o custo com a manutenção do hospital foi a maior preocupação. “Havia a preocupação com o custo da manutenção, mas como já temos a Unidade Mista funcionando 24 horas por dia, com urgência, emergência e internação, poderemos transferir tudo isso para o hospital e o custo que vai aumentar será somente com a ampliação do atendimento e com a abertura do centro cirúrgico, que para isso conseguimos o apoio dos Governos”.

Com a abertura de um Hospital Municipal o município ainda não precisará locomover pacientes diariamente para o Hospital Regional de Água Boa-MT, o que vai diminuir gastos com combustível e com o repasse para o Hospital Regional. Além disso, uma maior comodidade será oferecida aos pacientes, que poderão ser atendidos mais rapidamente e no caso das gestantes, poderão ganhar seus bebês na própria cidade de Canarana.

“A abertura desse hospital é uma luta minha de vários anos. Atualmente nós mandamos nossos pacientes para o Hospital Regional, até nossas crianças nascem lá, e nós queremos mudar isso. Temos um bom quadro de médicos, temos condições de fazer isso por aqui e melhorarmos a saúde com a realização de pequenas cirurgias. E tudo isso com certeza vai ser uma grande mudança para o município e toda a população”, declarou o prefeito Evaldo.

De acordo com o prefeito, a Secretaria de Saúde já vem organizando a equipe médica que atenderá no hospital e se faltar algum profissional o Município irá contratar. “Com certeza vamos conseguir trazer mais profissionais para melhorar a Saúde. Também sentamos juntos com a secretária de Saúde para organizarmos tudo para a abertura do hospital e proporcionar uma saúde de maior qualidade a todos os nossos munícipes”, finalizou Evaldo.

Por Danymeire Carvalho – Assessoria

PUBLICIDADE

No data was found