segunda-feira, 9 de fevereiro, 2026

Logo Jornal Folha do Araguaia

Publicidade

Governo homologa situação de emergência em quatro municípios de MT

Por REPÓRTER MT
27/02/2024 às 18h58
| Atualizado em 27/02/2024 às 18h58
11c69570691303d4f40da01998696ab9
Nesses municípios, a falta de chuva no ano passado levou à frustração da safra agrícola.

O governador Mauro Mendes (União Brasil) homologou decretos de situação de emergência por estiagem, ou seja, falta de chuva, em quatro municípios mato-grossenses. São eles: Sorriso, Nova Ubiratã, São José do Rio Claro e Água Boa.

Os decretos estaduais homologando os decretos municipais foram publicados no Diário Oficial do Estado que circula nesta segunda-feira (26). Todos têm duração de 90 dias, podendo ser prorrogados até completar 180 dias.

Nesses municípios, a falta de chuva nos meses de outubro, novembro e dezembro do ano passado, situação considerada atípica para a época, levou à frustração da safra agrícola, impedindo que muitos agricultores cumprissem seus compromissos de financiamento dos cultivos e contratos futuros.

A homologação de situação de emergência facilita aos municípios a obtenção de recursos e contratação de serviços emergenciais para solucionar o problema em questão, além de facilitar que produtores rurais mais atingidos pela estiagem com registros de perdas produtivas na lavoura tenham a possibilidade de negociar com seus credores.

Em Sorriso, a situação de emergência foi decretada pela prefeitura em dezembro de 2023. Já Nova Ubiratã, São José do Rio Claro e Água Boa, os decretos foram editados em janeiro deste ano. No caso de Sorriso, a situação de emergência já foi reconhecida pelo Governo Federal.

Publicidade

Destaques

Outras Notícias
Restituição de taxas e multas do Detran pode ser solicitada de forma online
Outras Notícias
Educação financeira desde a infância prepara para escolhas conscientes no futuro
Polícia
Polícia prende em Cocalinho suspeito de furto de motocicleta em Canarana
Polícia
PJC de Água Boa prende suspeitos e recupera itens furtados de casa menos de 12 horas após o crime
Outras Notícias
Sicredi Araxingu define calendário das Assembleias de Núcleo 2026
Polícia
Trabalhador morre após ser atacado por abelhas em fazenda

Publicidade

Notícias Relacionadas

Policia-Civil-Imagem-Governo-de-Mato-Grosso

Destaque

Polícia prende em Cocalinho suspeito de furto de motocicleta em Canarana

27/01/26 17:21
Delegacia-de-Agua-Boa

Destaque

PJC de Água Boa prende suspeitos e recupera itens furtados de casa menos de 12 horas após o crime

23/01/26 18:38
23014609_Screenshot

Destaque

Trabalhador morre após ser atacado por abelhas em fazenda

23/01/26 17:52