domingo, 3 de março, 2024

Logo Jornal Folha do Araguaia

Governo vai instalar 5 mil câmeras em escolas e estuda PMs e botão do pânico

A Secretaria de Educação apresentou sete propostas para garantir a segurança nas escolas
Por G1 MT e TV Centro América
| Atualizado em 13/04/2023 às 11h05

O governo de Mato Grosso anunciou a instalação de cinco mil câmeras de monitoramento nas escolas do estado. Em reunião nesta quarta-feira (12), a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) também apresentou sete propostas de segurança para a rede pública de ensino.

Principais propostas apresentadas:

Central de atendimento via WhatsApp

Ronda policial ostensiva

Botão do pânico

Câmeras de segurança e central de monitoramento

Ampliação da cultura de paz nas escolas

Psicólogos para alunos e professores

Fechamento dos portões e acesso somente para funcionários e estudantes; pais deverão agendar entrada nas escolas
As novas medidas foram anunciadas após registros de ataques em escolas do país e ameaças a unidades de ensino do estado.

“Hoje vivemos um momento de tensão no país. Tivemos uma reunião com entes de várias instituições. Penso que todas essas ações, juntas, podem fazer a diferença”, pontuou a promotora da Comarca de Cuiabá, Gileade Maia.

Em Cuiabá e em Várzea Grande, região metropolitana, as câmeras de segurança devem ser instaladas nos próximos 60 dias, segundo o estado. De acordo com o secretário de Educação, Alan Porto, mais de 1,1 mil câmeras serão instaladas somente na baixada cuiabana.

O secretário disse ainda que as Forças de Segurança anunciaram também um reforço das equipes policiais reforçadas que atenderão, especificamente as escolas públicas e particulares com rondas ostensivas.

PUBLICIDADE

No data was found