O governador Mauro Mendes (União Brasil) classificou como “fraca” a legislação brasileira para combater fake news. Ele defendeu a implementação de multas mais altas para quem publica inverdades na internet.
“A lei brasileira é muito fraca, muito frouxa, por isso as pessoas estão saindo na porrada nas ruas e até nos tiros”, afirmou.
“É uma lei que quando alguém te ofende, fala um monte de 'M', sem nenhuma responsabilidade com suas palavras, quando você vai até o Judiciário, depois de longas peregrinações o cara vai pagar uma multa de R$ 3 mil, R$ 5 mil”, acrescentou.
A declaração foi feita no evento em que Mendes anunciou que irá tentar a reeleição para o cargo de governador. Na ocasião, disse que a definição da candidatura não foi fácil, pois vem sendo "atacado diuturnamente" pelos seus adversários políticos.
Ele afirmou que a situação somente irá mudar quando o Congresso Nacional agir e mudar a lei sobre o assunto. Para ele, a legislação brasileira deveria seguir os mesmos passos do que é feito nos Estados Unidos.
“Enquanto a moral do brasileiro valer tão pouco, infelizmente, essas fake news, ataques e xingamentos vão acontecer nas redes sociais ou até pessoalmente”, disse.
“Isso só vai mudar quando o Congresso Nacional for capaz de produzir uma lei para colocar respeito e esse respeito vai ser com uma penalização, não de prisão, mas igual nos Estados Unidos, onde você pode falar o que quiser, mas se não for verdade vai pagar multas caríssimas”, completou.