Mais de 74% das lavouras de milho já foram colhidas em Mato Grosso. O ritmo dos trabalhos segue acima da média histórica para o período, que é de quase 53%.
A região médio-norte, principal produtora de grãos do estado, mantém a dianteira dos trabalhos, com mais de 88% da área plantada com milho nesta segunda safra já colhidos. Na sequência, aparece a região noroeste, com 84%.
O sudeste de Mato Grosso, onde estão localizados municípios como Primavera do Leste e Campo Verde, registra o ritmo mais lento até aqui: menos de 45% das lavouras foram colhidas por lá.
Comercialização da produção de milho
Diferentemente do que ocorre com a velocidade da colheita, a venda da produção apresenta ritmo inferior ao registrado nesta mesma época em safras anteriores. Sessenta e um por cento da produção estimada foi negociada até aqui, contra 72% na média das últimas cinco safras.
Apesar do menor volume, o presidente da Aprosoja-MT, Fernando Cadore, afirma que muitos agricultores se veem obrigados a comercializar a safra com antecedência, o que nem sempre é um bom negócio.
Abertura da colheita
Essa e outras avaliações sobre o atual cenário da segunda safra em Mato Grosso estarão em pauta durante a abertura simbólica da colheita do milho, na próxima quarta-feira (13), no município de Canarana. De acordo com a Aprosoja-MT, a escolha da região para sediar o evento coincide com a retomada das apostas no cultivo do grão na região.