quinta-feira, 30 de maio, 2024

Logo Jornal Folha do Araguaia

Novas regras para o uso de capacete foram divulgadas para os motociclistas

Veja quais são as penalidades para quem não cumprir as novas regras sobre o uso de capacetes.
Por EDITAL CONCURSOS
| Atualizado em 16/05/2022 às 19h53

 O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) publicou em abril no Diário Oficial da União (DOU), a resolução de nº 940/22 que revoga determinações anteriores (453/13, 680/17 e 846/21) com o intuito de unificar em uma única norma diversas diretrizes previamente estipuladas pelo órgão federal.

No geral, a alteração reúne todos os deveres dos motociclistas que circulam em vias públicas. O documento exclui triciclos com cabine fechada e quadriciclos com cabine fechada.

Conforme determina a nova resolução, pilotos e passageiros que transitarem em vias públicas em motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado ou quadriciclo motorizado devem, obrigatoriamente, usar o capacete motociclístico devidamente colocado atentando-se ao engate da cinta jugular sob o maxilar inferior.

Além dessa obrigação, os equipamentos de proteção também devem ser certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e dispor de elementos refletivos colados nas laterais e na parte frontal, tiras que permitem identificar o condutor à distância.

Motociclista e passageiro. (Imagem: Reprodução).

O CONTRAN manteve o uso de viseira protetora ou, em casos de capacete sem esse item, óculos de proteção que permitam ao usuário a utilização simultânea de óculos corretivos ou de sol, sob pena de multa e demais penalidades determinadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Em caso de descumprimento dessas diretrizes, o condutor que estiver transitando sem capacete ou sem viseira/óculos de proteção será autuado no Art. 244 do CTB que prevê uma multa de natureza gravíssima que soma 7 pontos ao prontuário e estipula o pagamento de R$ 293,47 com recolhimento da CNH e suspensão direta do direito de dirigir.

Outra penalidade que pode ser aplicada caso o motorista utilize o capacete fora das novas regras é uma multa, onde o valor é de 195 reais e 23 centavos.

E, por fim, o motorista que carregar um passageiro utilizando um capacete sem viseira, ou sem o óculos de proteção, estará cometendo uma infração média, onde o custo da multa será de 130 reais e 16 centavos.

O mesmo vale para o motorista que carregar um passageiro sem o capacete estar devidamente fixado na cabeça, no entanto, nesse caso, a infração será considerada leve, e o valor da multa será equivalente a 88 reais e 38 centavos.

Assim, é importante estar sempre atento às regras de trânsito que vêm surgindo, para que, dessa forma, você, motociclista, não sofra com nenhum tipo de penalidade seguida de multa.

 

PUBLICIDADE

No data was found