quarta-feira, 18 de setembro, 2024

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Novo traçado da BR-242 vai utilizar três rodovias estaduais e cruzar pela cidade de Canarana

Por Rafael Govari
13/03/2024 às 11h05
| Atualizado em 13/03/2024 às 11h05
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Reunião no Dnit para tratar do novo traçado da BR-242; Imagem – Reprodução.

BRASÍLIA – O diretor de Infraestrutura Rodoviária do Dnit, engenheiro Fábio Nunes, apresentou ao senador Wellington Fagundes (PL/MT) o novo traçado alternativo, para viabilizar os estudos ambientais e assim liberar as obras da BR-242. A escolha dessa nova rota saiu depois de uma reunião com os indígenas da região no final do ano passado, já que há mais de seis anos existe este imbróglio no estudo de viabilidade ambiental da rodovia.

Pelo novo traçado, a partir de Gaúcha do Norte, ao invés de seguir reto cruzando o interior de Canarana e depois subir pela MT-109 até a cidade de Querência, agora a BR-242 sai de Gaúcha e adentra pela MT-427 até chegar na MT-020, no Culuene. Depois, sobrepõem a 020 e cruza a cidade de Canarana, onde adentra na MT-326 até ligar com a BR-158.

Essa escolha da alternativa locacional feita pelo DNIT e IBAMA envolve considerações como acessibilidade, custos, infraestrutura, impactos ambientais e sociais, terras indígenas, entre outros fatores. “Este novo traçado vem para facilitar a licença ambiental. Por isso, agora, vamos bater na porta do Ibama, a fim de pedir agilidade na condução deste pedido do Dnit”, afirma o senador.

Fagundes esteve acompanhado no Departamento Nacional de Infraestrutura, do presidente da Comissão Permanente Pró 242, Odir Nicolodi (Caçula), que afirmou ter sido positiva a reunião. “Neste novo traçado foi feito tudo o que Alto Xingu pediu, inclusive um desvio na caverna que eu concordo que nós temos que obedecer e respeitar. Esse desvio foi planejado há muito tempo atrás”, diz o presidente da Comissão.

Do novo traçado, apenas a MT-427 ainda não tem asfalto, mas os produtores rurais de Gaúcha do Norte estão fazendo o projeto para posterior entrega ao Governo de Mato Grosso, que deve pavimentar o trecho. Com a confirmação dessa rota, as rodovias estaduais devem ser federalizadas, ficando a cargo do Governo Federal as melhorias e a manutenção.

Já pensando nessa rota, que vai atrair todo o trânsito da região no sentido leste/oeste, deve ser apresentado nas próxima semanas pela Prefeitura de Canarana, um traçado de anel viário contornando a cidade que deve chegar a 20 km, ligando a MT-020 até a 326, que posteriormente deve também virar um trecho da BR-242.

Mesmo não sendo mais rota da BR-242, Querência deverá ter mesmo assim duas rodovias ligando com Canarana e a rodovia federal, sendo as MTs 110 e 109, que devem ser pavimentadas nos próximos anos pelo Governo do Estado. Com a pavimentação das rodovias estaduais entre Querência e Porto Alegre do Norte, está se criando uma rota alternativa à BR-158. Com isso, grande parte do trânsito entre o Norte Araguaia e Canarana para acessar a futura BR-242, vai também cruzar por Querência.

WhatsApp-Image-2024-03-13-at-9.10.04-AM-696x380-1
Nova rota da BR-242 na região de Canarana; Arte – Google Maps.

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| Atualizado em 13/03/2024 às 11h05
WhatsApp-Image-2024-03-13-at-8.59.19-AM-696x928-1
Reunião no Dnit para tratar do novo traçado da BR-242; Imagem – Reprodução.

BRASÍLIA – O diretor de Infraestrutura Rodoviária do Dnit, engenheiro Fábio Nunes, apresentou ao senador Wellington Fagundes (PL/MT) o novo traçado alternativo, para viabilizar os estudos ambientais e assim liberar as obras da BR-242. A escolha dessa nova rota saiu depois de uma reunião com os indígenas da região no final do ano passado, já que há mais de seis anos existe este imbróglio no estudo de viabilidade ambiental da rodovia.

Pelo novo traçado, a partir de Gaúcha do Norte, ao invés de seguir reto cruzando o interior de Canarana e depois subir pela MT-109 até a cidade de Querência, agora a BR-242 sai de Gaúcha e adentra pela MT-427 até chegar na MT-020, no Culuene. Depois, sobrepõem a 020 e cruza a cidade de Canarana, onde adentra na MT-326 até ligar com a BR-158.

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Do novo traçado, apenas a MT-427 ainda não tem asfalto, mas os produtores rurais de Gaúcha do Norte estão fazendo o projeto para posterior entrega ao Governo de Mato Grosso, que deve pavimentar o trecho. Com a confirmação dessa rota, as rodovias estaduais devem ser federalizadas, ficando a cargo do Governo Federal as melhorias e a manutenção.

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Mesmo não sendo mais rota da BR-242, Querência deverá ter mesmo assim duas rodovias ligando com Canarana e a rodovia federal, sendo as MTs 110 e 109, que devem ser pavimentadas nos próximos anos pelo Governo do Estado. Com a pavimentação das rodovias estaduais entre Querência e Porto Alegre do Norte, está se criando uma rota alternativa à BR-158. Com isso, grande parte do trânsito entre o Norte Araguaia e Canarana para acessar a futura BR-242, vai também cruzar por Querência.

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