BRASÍLIA – As obras da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) terão início no mês de maio. A ferrovia, projetada há mais de 10 anos, terá o projeto executado pela mineradora Vale. Serão investidos cerca de R$ 2,73 bilhões na FICO. As obras vão do estado de Goiás ao estado do Mato Grosso.
O projeto das obras terá início na cidade de Mara Rosa, Goiás, onde os trilhos se conectarão à já operacional malha ferroviária Norte-Sul. A partir daí, a Fico fará um percurso de 383 quilômetros em direção ao Mato Grosso até chegar à cidade de Água Boa.
A mineradora Vale será a responsável pela execução das obras da ferrovia ligando Mato Grosso a Goiás. A empresa fechou contrato com o governo federal no final do ano passado e espera investir R$ 2,73 bilhões na FICO.
A estimativa é de que a obra esteja concluída em quatro anos quando o trem deverá apitar em Água Boa.
A nova malha ferroviária deve ajudar a reduzir um pouco a pressão sobre a BR-158, principal rota de exportação de grãos do Vale do Araguaia. Este ano, a BR-158 ganhou noticiário nacional, devido ao atolamento de caminhões em trechos de chão batido no Araguaia. (Ascom Senado)
PUBLICIDADE
O Jornal Folha do Araguaia tem uma trajetória de 11 anos no mercado, trabalhando em parceria com pequenas, médias e grandes empresas no Vale do Araguaia.