É o médico que trata de problemas de ouvido, nariz e garganta. Tem-se aí a origem desta enorme palavra: Oto, em referencia a ouvido, Rino, em referência a nariz e Laringo em referência à laringe ou garganta.
As doenças relacionadas a estas áreas são muito comuns e são motivos de consultas médicas frequentes nos pronto atendimentos. Quem nunca teve um episódio de sinusite, dor de ouvido ou dor de garganta e buscou auxílio médico por esse motivo? Além de rinites, sinusites e amigdalites o otorrino também trata de problemas como tontura (popularmente conhecido com labirintite), zumbido (aquela sensação de apito nos ouvidos), dores de cabeça, alterações da audição, distúrbios de voz, ronco e distúrbios do sono.
Além da consulta clínica com exame físico direcionado, o otorrino dispõe, em consultório, de exames complementares para auxiliar no diagnóstico das diversas entidades ligadas aos ouvidos, ao nariz e à garganta. Entre esses exames merecem destaque as endoscopias nasal e laríngea, através das quais é possível avaliar o interior das cavidades nasais e da laringe, permitindo acurácia no diagnóstico das alterações ali existentes
Imagem de nódulos de pregas vocais diagnosticados à endoscopia da laringe.
As doenças da área de otorrino tem tratamentos diversos, desde medicamentosos, passando por terapias de reabilitação, a até tratamentos cirúrgicos. Entre as cirurgias destaca-se a cirurgia sobre as adenoides e amigdalas que estão entre os procedimentos cirúrgicos mais realizados em crianças em todo o mundo.
A Otorrinolaringologia é uma área fascinante, mas geralmente conhecida, pela população geral, apenas de maneira superficial. Quer entender mais sobre os problemas de ouvido, nariz e garganta?
Adenoide, amigdalas e seus problemas!
A adenoide e as amigdalas consistem em áreas de tecido linfóide que integram parte do sistema imune, ou seja, estão ligadas à defesa do organismo. A adenoide (figura 2) se localiza no fundo do nariz, não sendo visível a olho nú, enquanto as amigdalas (figura 3) são duas projeções vistas no fundo da garganta ao se abrir a boca.
Todos os indivíduos nascem com adenoide e amigdalas, portanto, elas não são um sintoma ou doença, como muitos acabam afirmando. Na realidade, esses aglomerados de tecido linfóide auxiliam a defesa do corpo contra vírus e bactérias, tendo função importante até os 5 anos de idade. Na grande maioria dos casos, problemas de saúde envolvendo a adenoide e as amigdalas ocorrem a partir de 3 anos de idade e são divididos em dois:
1 – Infecção: Adenoidite, inflamação da adenoide ocorre com certa frequencia em crianças e tem como sintomas mais comuns obstrução nasal, tosse e secreção nasal espessa. Amigdalite, inflamação das amigdalas, ocorre tanto em adulto quanto em crianças e tem febre e dor ao engolir como principais sintomas.
2 – Obstrução: Sintomas de obstrução respiratória ocorrem com grande frequencia nas crianças e tem como principais manifestações:
A existência dos sintomas descritos sugere a possibilidade de problemas relacionados à adenoide e às amigdalas, o que requer a avaliação do médico especialista: o otorrinolaringologista. Através de consulta e exames direcionados, muitas vezes realizados no consultório, tem-se o diagnóstico do problema. Os tratamentos podem ser medicamentoso ou cirúrgico a depender de cada caso. O número de infecções, sua intensidade e gravidade, o tamanho das amigdalas e da adenoide, são fatores que contam na escolha do tratamento.
Reduzir os episódios infecciosos, reduz a chance de resistência bacteriana provocada pelo uso recorrente de antibiótico. Melhorar os fatores obstrutivos reduz a respiração oral que poderia, a longa prazo, trazer consequência negativas para o crescimento da face; e permite um sono mais tranquilo e reparador que se traduz inclusive em melhor desenvolvimento escolar.
Figura 2: Adenoide vista ao exame de endoscopia nasal.
Figura 3: Amigdalas aumentdas.
Figura 4: Respirador oral
DR.Henrique Garchet
OTORRINOLARINGOLOGIA
Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais – 2009
Especialização médica em Otorrinolaringologia pela Santa Casa de Belo Horizonte – 2012
Fellowship em Rinoplastia Estética e Funcional pela Santa Casa de Belo Horizonte – 2014
Certificações:
Título de Especialista em Otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial – RQE 3284
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial
Dados para contato e locais de atendimento:
Página-Site www.drhenriqueotorrino.com.br
Facebook https://www.facebook.com/henrique.otorrino/
Instagram https://www.instagram.com/drhenriquegarchet/
Agendamento de consultas pelo WhatsApp tel: 066 98447-7156
Atendimento diário em Agua Boa – Clinica HVA, Rua Dezesseis 235 (próximo ao Hospital Regional) – Telefone 066 34683541 / 066 99720-1089
Atendimento mensal nas cidades da região:
Querência – Hospital San Diego, Rua A 14, Quadra A 20, Setor A – Telefone 066 3529-1205
Ribeirão Cascalheira – Vitalle Clínica, Rua São Paulo n 254 (próximo ao hospital Municipal) – Telefone 066 3489-1038 / 066 99957-3011
Confresa – Clinica IMED, Rua Claudir Rocha n 13, Centro (próximo à Caixa Econômica Federal) – Telefone 066 3564-3001 / 066 98446-5649
Veja a Revista Online – https://issuu.com/grupoaraguaiadigital/docs/revista_socialite_vip_ii?fbclid=IwAR1avhGOm-IdeUehGtRfbrt_HH3oTc24GkxtljHpCqMwc2pQonENm4qEJPk
Video publicitário – https://www.facebook.com/Revistasocialitevip/videos/272259184093870/
PUBLICIDADE
O Jornal Folha do Araguaia tem uma trajetória de 11 anos no mercado, trabalhando em parceria com pequenas, médias e grandes empresas no Vale do Araguaia.