Pergolados ou pérgulas são estruturas decorativas muito usadas em jardins, quintais e terraços que proporcionam um ambiente de relaxamento e lazer.
Trata-se de uma proposta muito antiga, formada por colunas e vigas vazadas cobertas ou não por plantas ornamentais, o que conferem também um visual super romântico e lúdico!
Olha o decor desse pergolado que graça! Dá ou não dá uma mini preguicinha só de olhar?!rs
Atualmente os pergolados utilizam além das plantas trepadeiras que garantem sombra e proteção de chuvas fracas, placas de vidro.
atenção fica por conta da manutenção que exige pintura ou verniz constantemente, já que são suscetíveis e ficam expostos as intempéries.
Uma forma de contornar a situação é utilizar materiais que já apresentam naturalmente esse aspecto como madeira de demolição e aço ou então utilizar placas de vidro que cubram tanto as vigas quanto as colunas.
Com sofá de alvenaria – adorei o modelo desse pergolado com brises!
Pergolado com rede – o paisagismo em volta complementa a proposta e valoriza ainda mais os pergolados!
Pergolado perto da piscina – uma tendência que vem sendo muito usada nos projetos mais novos.
PUBLICIDADE
O Jornal Folha do Araguaia tem uma trajetória de 11 anos no mercado, trabalhando em parceria com pequenas, médias e grandes empresas no Vale do Araguaia.