sábado, 15 de março, 2025

Logo Jornal Folha do Araguaia

Prefeito diz que Querência não decretará lockdown, mas afirma que fiscalização ficará ainda mais rígida

..
Por InterativaFM
| Atualizado em 17/06/2020 às 09h45

QUERÊNCIA – Uma coletiva de imprensa foi convocada na tarde desta terça-feira (16/06), no intuito de trazer esclarecimentos sobre os últimos acontecimentos à cerca da Covid-19.

Uma notícia de que o Governo de Mato Grosso teria orientado três cidades, entre elas Querência a decretar lockdown (fechamento completo) mobilizou as principais autoridades do município.

A orientação é embasada no novo decreto do Governo do Estado, que tem por objetivo orientar a implementação de medidas para combater o avanço do novo coronavírus.

Após a orientação por parte do Governo do Estado, o prefeito Fernando Görgen, secretária municipal de saúde Lubiane Boer, comandante da 19ª CIPM Capitão Conde, Delegado Michael Mendes Paes representado pelos investigadores Alexandre e Marcos Custódio, coordenador em vigilância epidemiológica Valneis Bottin, entre outros que compõe a Comissão de Enfretamento a Covid, e foram definidas novas medidas, que visam conter o avanço do coronavírus em Querência.

Dentre as medidas estão a proibição da prática coletiva de esportes como caminhadas, pedaladas, exercícios físicos e treinos, jogos esportivos com vôlei e futebol, entre outros. As atividades físicas deverão ser feitas individualmente, sempre com o uso de máscara.

“O lockdown depende do comportamento do cidadão querenciano nos próximos dias”, afirmou o prefeito.     

Görgen salientou que o não cumprimento do que agora ainda é apenas uma recomendação pode gerar o agravamento da situação, o que implicaria, entre outras coisas, na paralisação da colheita. O município está em plenos trabalhos da segunda safra. Uma paralisação representaria incontáveis prejuízos ao município, cuja principal fonte de renda gira em torno do agronegócio.

O prefeito falou ainda sobre as pessoas que desrespeitam a recomendação de afastamento social, e promovem resenhas e encontros às margens de rios do município. “Você não está enganando o prefeito ou a polícia, está enganando a si mesmo e colocando a sua saúde e a saúde da sua família em risco”, salientando a importância da colaboração de toda população querenciana na luta contra o coronavírus.

O prefeito fez um apelo especial aos prestadores de serviços em fazendas, grupo que soma o maior número de pessoas acometidas pela doença no município, 26 de acordo com o último boletim epidemiológico. “Faça um esforço para permanecer na fazenda. Evite o contato com o motorista que veio buscar o produto. Cuide em seus refeitórios”.

Görgen ainda reforçou que ficou definido, em ação unificada, sobre o fechamento e lacração dos comércios que não se comportam e não seguem as medidas preventivas ao avanço do novo coronavírus, e não do fechamento completo da cidade (lockdown), para que segundo o prefeito, os bons não paguem pelos maus.

A fiscalização contará com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Vigilância Sanitária.

Ainda durante sua fala o prefeito ainda citou locais específicos que receberão uma fiscalização mais rígida, por terem registrado recorrentes denúncias de aglomeração de pessoas. São eles Rio Suiá, Rio Daro, Córrego da Onça, Córrego das Flores, Tanguro e alguns bares em assentamentos, como o Coutinho União.

A Secretária Municipal de Saúde Lubiane Boer apresentou números alarmantes durante a coletiva. Durante o mês de maio, 343 pessoas foram atendidas no Centro Municipal de Saúde (Unidade Sentinela e Referência para Covid no município). Já nos primeiros quinze dias de junho houve um aumento de 77,84% nesses atendimentos, somando 610 pessoas atendidas.

“É muito triste e desgastante que nós como profissionais da saúde estejamos há meses falando, trabalhando, orientando, pedindo, e hoje, quando estamos praticamente no nosso limite, cansados e sobrecarregados, vermos essa crescente constante nos números. E nos frustramos ainda mais quando buscamos medicações, equipamentos e subsídios que precisamos para manter esses pacientes aqui, e não encontramos mais esse material para comprar. Ou seja, se essa crescente nos números perdurar, passaremos a perder pacientes por falta de suprimentos, por falta de medicações e de equipamentos, e principalmente por falta da colaboração de muitas pessoas no controle ao avanço da doença”, desabafou a secretária.

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira, Querência tem hoje 85 casos confirmados da doença. Dos 490 testes realizados até o momento, 329 deram negativo e 76 aguardam resultado. 53 pessoas já estão curados da Covid-19 em Querência.

Lembrando que os números são cumulativos, ou seja, soma-se todos os casos desde o registro do primeiro caso positivo no município.

Lubiane informa que as equipes de saúde de Querência elaboraram um protocolo municipal para o tratamento dos pacientes acometidos pelo novo coronavírus. Dentro deste protocolo, são ministrados cloroquina, azitromicina, heparina, ivermectina e dexametasona. Fora estes cinco medicamentos principais, cada paciente recebe outra medicação específica para suas particularidades. Ela salienta que o número de curados (62,35%) é um reflexo do êxito obtido com este protocolo municipal.

O DECRETO

O sistema criado pelo Governo do Estado acompanha, analisa e faz a avaliação estratégica sobre a evolução do coronavírus em Mato Grosso, com base nos dados de crescimento da contaminação, na taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTIs para a doença na rede pública e também pelo número de casos ativos. Com esses dados, a classificação de risco será determinada em quatro níveis, com uma cor para cada uma: baixo (verde), moderado (amarelo), alto (laranja) e muito alto (vermelha).

Apesar das novas balizas para os municípios, o novo decreto municipal não prevê sanção às Prefeituras que não tomarem as medidas preventivas nele recomendadas. “Tenho certeza que os prefeitos serão prudentes e irão adotar as medidas de acordo com o risco de cada município. Essa ferramenta vai ajudar a frear o avanço do coronavírus no estado, mas para isso é necessária a colaboração de todos os envolvidos, especialmente os prefeitos e a nossa população, que precisa seguir as medidas recomendadas”, afirmou o governador Mauro Mendes.

PUBLICIDADE

No data was found