O município de Querência teve o segundo caso do novo coronavírus confirmado nesta segunda-feira (27/ABR). O vírus teria sido detectado via teste rápido.
Um jovem de pouco mais de 20 anos que é natural de Canarana, reside em Querência e trabalha no setor de transportes. Familiares disseram que o paciente apresentou alguns sintomas como falta de ar e foi trazido para Canarana, onde foi confirmada a doença.
Na noite desta segunda-feira (27/ABR), o jovem foi encaminhado para o Hospital Regional Paulo Alemão em Água Boa. Familiares ainda afirmaram, que caso o estado de saúde do jovem se agrave, já está sendo preparado transporte aéreo para a capital.
Segundo informações outras pessoas próximas à ele, teriam também apresentado os sintomas. A Secretaria Municipal de Saúde de Querência MT deve se manifestar nas próximas horas.
Perante o Poder Público, as coletivas de Imprensa são marcadas sempre nas terças e sextas-feiras. Assim aguardando por mais informações .
ATUALIZADA: Secretaria de Saúde de Canarana emite Nota Oficial sobre novo caso de coronavírus de paciente vindo de Querência
CANARANA – A Secretaria Municipal de Saúde de Canarana emitiu hoje (28), uma nota oficial falando sobre o caso do paciente residente de Querência que testou positivo em Canarana para a COVID-19.
Na nota, a secretaria informa que no dia 27/ABR, um paciente que reside em Querência, e que possui familiares em Canarana, procurou o serviço de saúde de Canarana, com sintomas como tosse, desconforto respiratório, febre, dor de garganta e dispneia, onde teve seu primeiro atendimento em uma Unidade Básica de Saúde, sendo imediatamente encaminhado ao Hospital Municipal Lorena Parode, com quadro suspeito de COVID-19.
Tal paciente, foi coloca em isolamento e seguido todos os protocolos para casos suspeitos do novo coronavírus. Foi coletado material do paciente e enviado para o laboratório de referência do estado, bem como realizado teste rápido, onde esse, testou positivo para o novo coronavírus.
A secretaria, ainda informa na nota, que o teste rápido é um exame de rastreio, não sendo contabilizado como método confirmatório para o coronavírus, confirmação está que deverá ser realizada pelo laboratório de referência.
O paciente foi transferido para o Hospital Regional Paulo Alemão em Água Boa, que é também, referência de Canarana para paciente que necessitem de internação em casos de COVID-19. A nota diz ainda que o paciente somente teve contato em Canarana, com seu pai, onde o mesmo já está em isolamento domiciliar e sendo monitorado.
A secretaria de saúde local ainda informa que até a presente data só tem um caso confirmado e recuperado de COVID-19. A nota foi assinada pelo Secretário de Saúde de Canarana, Ruberlan da Silva Rezende e pela coordenadora da vigilância epidemiológica local, Alene Natalia da Silva.
PUBLICIDADE
O Jornal Folha do Araguaia tem uma trajetória de 11 anos no mercado, trabalhando em parceria com pequenas, médias e grandes empresas no Vale do Araguaia.