QUERÊNCIA – O Projeto ‘A União faz a Vida’ promoveu uma palestra na noite de terça-feira (27), cujo público foi composto majoritariamente por educadores. Professores de todas as escolas do município receberam uma palestra que tinha um único objetivo: inspirar.
Para tanto, os palestrantes escolhidos foram Iara e Eduardo Xavier, casal mineiro, que há mais de oito anos resolveu abrir mão da vida cômoda na cidade de Divinópolis, no Centro-Oeste do estado de Minas Gerais, para poder viajar pelo mundo em busca boas histórias e bons exemplos. "Chega de notícias ruins", foi assim que pensou o casal.
A história é tão interessante que foi mostrada até em uma edição especial do Fantástico, na Rede Globo. Eles venderam tudo o que tinham e decidiram viajar o mundo em busca de bons exemplos e de pessoas que fazem a diferença na comunidade que vivem executando algum projeto social. Assim Iara e Eduardo se tornaram Caçadores de Bons Exemplos. “Acreditamos que cada um de nós, tem o sonho de um mundo melhor para todos.
Existem algumas pessoas que deixaram de ser apenas sensibilizadas e se mobilizam, lutando batalhas que muitas vezes os outros não compreendem.
Acreditamos que histórias são uma das formas mais poderosas que temos para nos conectarmos. Buscamos mudar o mundo compartilhando estas histórias, sejam de pessoas ou projetos, para que tenhamos cada vez mais exemplos, inspirações, conexões e que acreditemos, sim, que todos nós temos o poder de mudar o mundo.
Buscamos fazer isso profissionalmente trabalhando para inspirar e conectar pessoas do mundo inteiro para buscarmos soluções, juntando realizadores e apoiadores, replicando suas boas ideias."
E foi esse casal que palestrou na Câmara Municipal de Vereadores de Querência durante A Feira de Boas Práticas, do Projeto A União faz a Vida.
E nesta quarta-feira (28), das 13:30 às 19:30hs houve a V Mostra das Boas Práticas, elaboradas pelos alunos das escolas de Querência. Um momento de troca de experiências entre os alunos e professores, e de compartilhar com os pais e com a comunidade o trabalho desenvolvido nas escolas. A Mostra aconteceu na Escola Municipal Alegria do Saber.
O Projeto a União faz a vida é uma parceria entre o município e a Sicredi, e tem como objetivo desenvolver uma metodologia ativa, com base na essência do Programa a partir da metodologia de ensino-aprendizagem, que é desenvolver cidadãos cooperativos por meio de valores como o empreendedorismo e a solidariedade, a campanha institucional é um instrumento para gerar mais identificação e aproximação com o público.
Os projetos desenvolvidos pelas crianças e adolescentes, em conjunto com os demais agentes do Programa, têm na sua essência a construção e vivências de atitudes e valores de cooperação e cidadania.
As escolas e outras organizações educacionais utilizam a metodologia de projetos para elaborar o plano que será realizado durante o ano. A avaliação constante orienta a tomada de decisão para a melhoria e continuidade dos projetos.
Para conhecer mais sobre os Caçadores de Bons Exemplos: www.cacadoresdebonsexemplos.com.br / Facebook
PUBLICIDADE
O Jornal Folha do Araguaia tem uma trajetória de 11 anos no mercado, trabalhando em parceria com pequenas, médias e grandes empresas no Vale do Araguaia.