quinta-feira, 30 de maio, 2024

Logo Jornal Folha do Araguaia

Reitor visita Canarana e município traça ações para transformar IFMT em Campus

..
Por Jornal Folha do Araguaia com Assessoria Prefeitura
| Atualizado em 19/04/2023 às 12h40

CANARANA – O Centro de Referência de Canarana do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), continua seu processo de consolidação, rumo para se transformar em campus. Na semana passada, o Reitor Júlio César dos Santos, esteve na cidade, onde se reuniu com o Prefeito Fábio Faria e com o Presidente da Câmara – Rafael Govari, representando os vereadores.

     O Prefeito Fábio Faria destacou que: “Um dos assuntos tratados foi a contrapartida do munícipio, que já iniciou-se lá atrás, e agora dar a continuidade e irmos juntos ao governo federal em busca de recursos para que possamos potencializar nossa parceria”. Disse o Prefeito.

     O Reitor Júlio César dos Santos falou que: “Nós fomos buscar exemplos de parcerias de projetos importantes para o desenvolvimento tecnológico do Estado do Mato Grosso, e Canarana foi um dos municípios representados, e a partir de agora o IFMT busca investimentos muito fortes no empreendedorismo, na inovação, pesquisa e na busca por novas tecnologias que irão agregar nosso processo de ensino e isso vem do investimento direto na qualificação de nossos servidores, tratamos também de um convênio entre a Prefeitura e o IFMT para a oferta de cursos de mestrado para os profissionais do município, tanto na educação como para o setor agropecuário, que foi uma demanda solicitada pelo Prefeito, e outros projetos que estamos lançando, como Maratona de Empreendedorismo e inovação,  dentre uma série de projetos que irá contribuir para a formação, desenvolvimento, geração de emprego e renda de todo a população de Canarana e região”, destacou o Reitor.

     Hoje o IFMT tem mais de 1.000 alunos matriculados, atendendo Canarana e municípios vizinhos em cursos técnicos. A partir do segundo semestre deste ano, deve iniciar o primeiro curso superior, o de Agronomia 4.0. A quantidade de alunos e de cursos em Canarana, mesmo sendo apenas Centro de Referência, já é maior que muitos outros IF de Mato Grosso que já são Campus.

     Esse crescimento se dá graças ao próprio empenho do IFMT, que em Canarana é liderado pelo professor Carlos Câmara, responsável pela instalação de outros Campus em Mato Grosso, como o da cidade de Sorriso. Outro fator para esse crescimento, é o forte aporte financeiro da Prefeitura Municipal, com apoio da Câmara de Vereadores, o que faz de Canarana hoje o município que mais apoia o IF dentro do Estado.

      Na reunião com o reitor, foram discutidas ações para expansão do IFMT em Canarana. O prédio e o espaço onde está o Instituto Federal, que fica em frente à AV. Rio Grande do Sul, na entrada da cidade, receberá melhorias nos próximos dias. É o investimento inicial de uma grande ampliação, que prevê um aporte de quase 20 milhões de reais para erguer as estruturas do futuro Campus. Esse recurso será buscado junto ao Governo Federal e Governo do Estado.

     Já no campo experimental, localizado aos fundos do Parque de Exposições, o IFMT está fazendo pesquisas, que serão intensificadas com o apoio da Embrapa e da Aprofir. Os estudos irão focar, principalmente, no desenvolvimento de culturas alternativas, como o gergelim, e em irrigação. Investimentos em laboratórios de pesquisas também estão previstos. 

PUBLICIDADE

No data was found