terça-feira, 3 de dezembro, 2024

Logo Jornal Folha do Araguaia

SAFRA 2020 – Colheita do algodão em Canarana-MT Meta Cotton

..
Por JORNAL FOLHA DO ARAGUAIA
| Atualizado em 06/08/2020 às 12h03

Na reportagem de hoje estaremos falando sobre a novidade do agronegócio local, a Colheita de Algodão safra 2020 no município de Canarana-MT, com o Engenheiro Agrônomo e sócio proprietário da Meta Consultoria Agrícola, Rodrigo Piccinini, segundo nosso entrevistado neste ano foram plantados uma Área total de 600 hectares, em propriedades pequenas e médias, sendo que hoje, dia 03 de agosto cerca de 60% já foi colhido e estão sendo feitos o transporte para a Algodoeira para seu respectivo beneficiamento.

     Segundo Rodrigo: “O conhecimento sobre manejo e variedades voltados a nossa região, estão sendo realizados pela própria empresa, por tanto, estão sendo conduzidos diversos testes com variedades, adubação, manejo de solos e um detalhado estudo de fisiologia vegetal no nosso ambiente de produção, os quais, irá trazer informações para melhoria de manejo e práticas culturais, consequentemente melhorando a produtividade. O manejo da cultura, é diferente das culturas que já temos implantadas na nossa região, exige um bom conhecimento e presença diária no campo”.

     Em se tratando de produtividade e lucratividade da cultura Rodrigo ressaltou que: “Devido a colheita ainda estar em andamento seria prematuro falar em médias, porém acredito que irá atender as expectativas propostas, sendo ainda necessário verificar porcentagem de pluma do produto final após o beneficiamento na Algodoeira”.

     O trabalho com a área comercial já está no segundo ano sendo que pesquisas já estavam sendo realizadas desde o ano de 2016, iniciando o plantio com uma área pequena em 2019 e agora em 2020 com áreas maiores plantadas com mais clientes, e o que levou a investir na cultura e foi o que nos chamou a atenção para o algodão foi a “janela” diferente do milho e gergelim, a possibilidade de haver essa diversificação é uma opção a mais para as fazendas de Canarana e região, já a indústria veio de carona, pois sem ela se tornaria inviável plantar pois teria que levar para fora, aumentando assim o custo de fretes”, declarou.

 

LEIA MAIS: Colheita de gergelim em Canarana-MT – Fazenda Irmãos Sangaletti  https://www.jornalfolhaaraguaia.com.br/noticia/agronegocios/safra-2020–colheita-de-gergelim-em-canarana-mt–fazenda-irmaos-sangaletti/

LEIA MAIS: SEAGRI divulga levantamento de produtividade por cultura do munícipio de Canarana  https://www.jornalfolhaaraguaia.com.br/noticia/agronegocios/seagri-divulga-levantamento-de-produtividade-por-cultura-do-municipio-de-canarana/

     Inicialmente com a cadeia de algodão que provém desses 600 hectares iniciais plantados estão gerando aproximadamente 50 empregos, sendo destes (40 diretos e + 10 indiretos), estamos com expectativa de iniciar o beneficiamento a partir do dia 10 de agosto, o qual irá durar em torno de 30/40dias e opôs o término desta etapa encaminharemos a pluma para o embarque, sendo que, foram negociados em torno de 20% da produção estimada, a comercialização ocorreu para fora do pais, com participação de corretoras de cereais e a CooperBoa (Cooperativa dos produtores rurais de Agua Boa) a qual somos associados. O carroço de algodão é subproduto da Algodoeira, o qual é usada para alimentação de bovinos nos confinamentos da região.

Finalizando Rodrigo Piccinini disse que: “Depois dessas etapas concluídas começarão os preparativos para a safra do próximo ano com uma expectativa de 1.500 hectares não só para Canarana mas também para outros municípios da região que irão trazer sua safra para ser beneficiada aqui na indústria. Reportagem Jornal Folha do Araguaia. Fotos e Vídeos: Meta Cotton.

PUBLICIDADE

No data was found