quinta-feira, 30 de maio, 2024

Logo Jornal Folha do Araguaia

Segunda safra em Canarana ultrapassa 300 mil hectares e se aproxima de área ocupada com soja

..
Por AGRNotícias.
| Atualizado em 03/03/2023 às 10h53

   O município de Canarana-MT alcançou 320 mil hectares com soja na safra 2022/23, com a colheita entrando em sua fase final. As informações são da Secretaria Municipal de Agricultura, que fez o levantamento junto aos produtores rurais. Porém, o que chama a atenção é que quase 100% da área com soja será utilizada para alguma cultura em segunda safra.

   O milho segunda safra, com plantio praticamente encerrado, ocupou pouco mais de 165 mil hectares. O gergelim, com o plantio ainda em andamento, deve ocupar 70 mil. O destaque vai para o milheto, que deve chegar a 26 mil hectares. A brachiaria ruziziensis vai chegar a quase 20 mil. O sorgo também ganhou espaço, alcançando 17 mil hectares. Já o algodão, por conta no atraso do plantio da soja, diminuiu para 09 mil. Ainda tem 500 hectares com feijão e 300 com arroz.

O gergelim, com o plantio ainda em andamento, deve ocupar 70 mil.

  “São pelo menos 307 mil hectares com alguma cultura na segunda safra, o que dá 95% da área de soja. Isso demonstra o que já falamos há um bom tempo, que não temos mais safrinha, mas sim uma segunda safra praticamente cheia”, disse o secretário de Agricultura de Canarana, Cleyton Dias.

   Outro dado interessante apresentado pela Seagri, diz respeito a área com pastagens em Canarana. Conforme o secretário, o levantamento ainda não está concluso, mas deve ultrapassar os 100 mil hectares com pastagens, abrangendo um rebanho de quase 230 mil cabeças de gado entre pecuária extensiva e confinamentos.

   “Apesar da conversão de pastagens em lavouras, nosso rebanho bovino está aumentando, muito por conta dos confinamentos e da integração lavoura/pecuária. Acreditamos que esse processo vai continuar, ou seja, aumento das lavouras e, mesmo assim, aumento do número de cabeças de gado”, finalizou o secretário. Por  AGRNotícias.

PUBLICIDADE

No data was found