domingo, 3 de março, 2024

Logo Jornal Folha do Araguaia

Publicidade

Subida da Serra do Roncador será duplicada com asfalto; obra iniciou, finalmente

Por InterativaFM
28/09/2023 às 09h25
| Atualizado em 28/09/2023 às 09h27
2023092809271474be16979710d4c4e7c664785608845658250248322687524

BARRA DO GARÇAS – A Prefeitura de Barra do Garças deu início às obras de asfaltamento ligando a BR-158 com a subida da Serra do Roncador, no Vale dos Sonhos. O projeto, que representa um marco para a infraestrutura da região, conta com um investimento de R$ 1,6 milhão, provenientes do governo federal. 

Havia asfalto de mão única na subida da serra. Porém, em 2.020 a prefeitura resolveu arrancar a estrutura que havia, iniciando a duplicação. Mas tudo parou e só agora, a obra será realizada.

O local é visitado por turistas do Médio Araguaia em busca das belezas da Serra do Roncador. No local existem grutas, cavernas e o arco de pedra.

Com prazo estimado em 90 dias para conclusão, o asfaltamento dessa via estratégica promete não apenas facilitar o acesso à Serra do Roncador, um importante atrativo turístico da região, mas também alavancar o desenvolvimento econômico e social de Barra do Garças, facilitando o escoamento da produção agrícola e pecuária das propriedades localizadas em cima da serra.

O prefeito Dr. Adilson destacou a importância de buscar recursos e estabelecer parcerias com o Governo Federal e ressaltou que essa conquista só foi possível graças à articulação política e à capacidade de buscar investimentos para a cidade. “Essa obra é um passo significativo para a melhoria da infraestrutura e para o fomento do turismo em nossa região. A busca por recursos junto ao Governo Federal e a construção de parcerias são estratégias fundamentais para tornar realidade projetos dessa magnitude”, enfatizou.

A primeira etapa das obras contempla 3 km do trecho que liga a BR-158 até a base da Serra do Roncador, tornando o acesso mais seguro e ágil para os visitantes e moradores locais. Nos próximos dias, será realizada a licitação do segundo trecho, que contemplará a parte mais íngreme da serra, garantindo um acesso completo e eficiente ao seu topo, onde se localizam diversas propriedades rurais. (Ascom)
==================

Atualizada dia 20 jul 2022
duplicacao serra roncadorBARRA DO GARÇAS – A duplicação e pavimentação asfáltica da subida da Serra do Roncador no distrito de Vale dos Sonhos deve sair do papel, finalmente.
Segundo informação da Assessoria de Imprensa da prefeitura de Barra do Garças, o asfalto velho havia sido arrancado com a promessa de duplicação do trecho.
As obras iniciaram em 2.019. Porém, a empreiteira vencedora da licitação não tocou a obra e pediu desistência.

A prefeitura promoveu outra licitação para dar continuidade à obra. A Serra do Roncador no Vale dos Sonhos tem atrações turísticas muito visitadas.

A promessa agora é asfaltar todo o trecho de acesso ligando a BR-158 até os altos da Serra do Roncador. No total, serão 2 quilômetros de asfalto.
Os serviços devem iniciar nos próximos meses, segundo a Secom de Barra do Garças.

======================== 
Publicada em julho de 2020
SERRA DO RONCADOR 4BARRA DO GARÇAS – Uma obra de fundamental importância para os produtores rurais e para o trade turístico entra em sua fase final no distrito de Vale dos Sonhos: a duplicação e ampliação do acesso ao platô da Serra do Roncador, região produtora e um dos locais mais visitados de Barra do Garças.

Com recursos do Ministério da Integração Nacional, Caixa Econômica Federal (CEF) e Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste (Sudeco), alocados pelo senador Wellington Fagundes, a obra é um antigo sonho dos proprietários de fazendas da região e daqueles que visitam o local movidos pelo misticismo do Roncador.

Nos serviços de drenagem (já concluídos), terraplanagem e cortes para o recebimento da capa asfáltica, o Governo Federal atendendo pedido da Prefeitura de Barra do Garças, está investindo R$ 3 milhões, convênio exclusivo para obras de infraestrutura.

Segundo o secretário de Planejamento e Obras, Agvailton Alves Júnior, a obra foi uma reivindicação feita pelo prefeito Roberto Farias ao senador Wellington Fagundes para atender os apelos dos produtores que precisam se deslocar as propriedades e enfrentavam dificuldades com o acesso cascalhado.

“É uma região rica com plantações de lavouras, eucaliptos, produção de mel e exploração da pecuária, além de ser um dos pontos mais visitados por pesquisadores e turistas devido aos mistérios da Serra do Roncador. Com a duplicação do trecho, os produtores e visitantes terão mais segurança em trafegar pela via. Há mais de três décadas se aguardava por essa obra”, disse o secretário.

Os maquinários estão no local para acelerar as obras para a conclusão antes do período chuvoso. (Secom)

Publicidade

Destaques

Canarana MT, Polícia
Tragédia no Trânsito: Acidente em Canarana Deixa Três Mortos e Suspeito é Localizado Após Fuga
Canarana MT, Polícia
Polícia Civil esclarece tentativa de homicídio com prisão de suspeito e apreensão de diversas armas de fogo em Canarana
Política
Governador faz consulta aos cidadãos para lei sobre uniformes nas escolas
Outras Notícias
Vídeo: Alunos jogam no lixo uniformes entregues pelo Governo do Estado em Cuiabá
Polícia
Homem discute com a ex-mulher e joga filho de 11 meses pela janela de carro em movimento
Canarana MT, Polícia
Três morrem em colisão frontal entre veículos na entrada de Canarana

Publicidade

Notícias Relacionadas

WhatsApp_Video_2024-03-01_at_08.04.41.mp4.00_03_10_00.Quadro001

Destaque

Tragédia no Trânsito: Acidente em Canarana Deixa Três Mortos e Suspeito é Localizado Após Fuga

01/03/24 10:02
WhatsApp-Image-2024-02-29-at-07.11.35-696x522-1

Destaque

Polícia Civil esclarece tentativa de homicídio com prisão de suspeito e apreensão de diversas armas de fogo em Canarana

29/02/24 17:00
0d804916e93f49277bbb69ecc270ea76

Destaque

Homem discute com a ex-mulher e joga filho de 11 meses pela janela de carro em movimento

29/02/24 10:49