quinta-feira, 17 de abril, 2025

Logo Jornal Folha do Araguaia

Você sofre com intestino preso? Então se liga nas Você sofre com intestino preso? Então se liga nas dicas de saúde!

Aprenda 5 estratégias infalíveis para acabar com o intestino preso:
Por ProSaúde Canarana
| Atualizado em 08/11/2018 às 21h17

A prisão de ventre, normalmente é causada por uma combinação de má alimentação, sedentarismo, estresse e falta de água. Os sintomas provocados em pessoas com o intestino preso são gases, irritação e desconforto, além da ocorrência de não ir ao banheiro.

           

1. Inclua fibras na dieta: As fibras têm papel extremamente importante na saúde do seu intestino. São elas que auxiliam na formação do bolo fecal, ajudando o trânsito dos alimentos pelo sistema digestivo e facilitando a saída das fezes.

Exemplo: Verduras como alface, couve, rúcula, agrião, espinafre; Legumes como abóbora, cenoura, beterraba; Cereais integrais como sementes de chia, linhaça, pão integral e aveia; Frutas como ameixa, mamão, laranja (com o bagaço).

2. Beba bastante água: Uma boa hidratação faz com que o bolo fecal fique hidratado, auxiliando na digestão e facilitando o trânsito intestinal. Beba em torno de 2 litros de água por dia, e se você tiver o intestino preso pode apostar em beber até mais. Além de ajudar seu intestino você estará cuidando do seu corpo em geral.

3. Pratique atividade física: Os exercícios físicos regulares auxiliam os estímulos dos movimentos peristálticos que acontecem no intestino, tendo relação direta na evacuação. Os exercícios abdominais também podem ser de grande importância, pois além de fortalecer os músculos do abdome, ajuda na eliminação das fezes.

4. Exclua alimentos industrializados e processados da dieta: Estes tipos de produtos, que podem ser embutidos, enlatados, bolachas, salgadinhos e etc., são fabricados com o propósito de durar muito tempo na prateleira, portanto, são adicionados aditivos químicos, que contribuem para a prisão de ventre. Evite também refrigerantes, que são ricos em açúcar e possuem muitas substâncias químicas que podem atrapalhar a saúde intestinal.

5. Evite o uso de laxantes sem prescrição médica: seu uso regular e sem indicação médica pode causar dependência física, psicológica e pode causar irritação e inflamação na parede do intestino.

            Existem alimentos que tem ação laxante e pode ser usado para ajudar na constipação. A combinação de ameixa, chia e mamão ou laranja, linhaça e beterraba pode ser uma opção saudável de alimentos que irá contribuir para o tratamento do intestino preso. Chás suaves como o hibisco e erva cidreira também pode ser uma boa opção para ajudar no tratamento do intestino preso.

           Na ProSaúde Canarana você também encontra o RENOVA, um mix de fibras naturais que auxilia no adequado funcionamento intestinal.

PUBLICIDADE

No data was found