O futuro da construção civil aponta para o uso cada vez maior do gesso, seja em revestimentos, rebaixamentos ou divisórias. O uso do gesso na construção civil é conveniente por causa de propriedades que o fazem ser bastante utilizado na construção, como:
O custo do revestimento em gesso é menor, quando comparado às argamassas convencionais mais a massa corrida. Entretanto, depende de disponibilidade local de material e mão de obra.
O uso de forro de gesso está cada vez mais popular em construções e reformas no Brasil. Isso se deve à praticidade e aos benefícios desse recurso, que pode facilitar instalações elétricas, colocação de luzes, proteção térmica e acústica. Além disso, sua colocação é bastante simples e fornece um acabamento muito bonito ao ambiente.
No entanto, existem dois tipos de forros de gesso muito utilizados em projetos de residências, comércios, na hora de construir ou reformar. Momentos em que pode surgir a dúvida: qual o melhor? Na verdade, cada tipo de forro se adéqua a um contexto específico, de maneira que você precisa fazer uma avaliação para saber qual deles trará mais vantagens no seu caso em particular.
Além destes existem as sancas de gesso que funcionam como uma moldura entre teto e parede, desse modo o forro (laje) fica aparente e o acabamento é uma decoração extra.
Então, vejamos a seguir as características do forro em placas e do forro de drywall, e as sancas, para que comparemos os benefícios de cada um e façamos a escolha certa na sua obra.
Forro em placas: Esse tipo é o mais conhecido e, normalmente, é bem mais barato que o forro de gesso acartonado. Ele é feito com placas de gesso encaixadas, de forma que precisa ser instalado por profissionais realmente qualificados para que se obtenha um alinhamento perfeito.
Contudo, o que algumas pessoas não gostam neste tipo de forro é que ele demanda mais trabalho na colocação e faz bastante sujeira até ficar pronto. Ele também é um pouco mais pesado que o forro de drywall, pois a dimensão das placas é menor, precisando de mais arames para sua sustentação. Por outro lado, pelo custo/benefício do material, o forro em placas é uma ótima opção para ser colocado em ambientes não tão grandes, onde o risco de dilatação é menor e onde ele não ficará tão pesado.
Forro de drywall: Este tipo de forro é mais moderno e também mais tecnológico que o anterior. Ele é feito com grandes placas de gesso revestidas por papel acartonado, que são parafusadas em uma estrutura metálica. Como possui espessura fina, o forro de drywall permite que você ganhe mais área útil, além de que pode ser utilizado em ambientes de qualquer dimensão.
A colocação do forro se dá de maneira mais fácil, rápida e sem gerar sujeira e resíduos como o forro em placas. Suas características de instalação permitem um excelente acabamento, sendo que o material também é muito versátil para a elaboração de projetos estéticos.
Sendo mais tecnológico, esta opção também oportuniza melhores instalações elétricas e hidráulicas, bem como possibilita maior isolamento acústico e o melhor controle da temperatura interna do ambiente. Em compensação, por todos estes benefícios e por ser mais atualizado, o forro de drywall costuma ser bem mais caro. No entanto, seu uso tem aumentado progressivamente no Brasil, de modo que a tendência é os preços baixarem pouco a pouco, em função da concorrência gerada.
Ambos os forros de gesso são muito úteis e agregam um valor estético considerável a sua obra. Porém, se seu espaço não é tão grande e você prioriza o custo, valerá mais a pena investir no forro em placas. Agora, se você tem um espaço grande e prioriza facilidade de instalação e maior funcionalidade, o forro de drywall será uma excelente escolha, ainda que mais caro.
Sancas: Como já mencionamos as sancas de gesso é como uma moldura entre teto e parede, desse modo o forro (laje) fica aparente e o acabamento é uma decoração extra.
As sancas é dividida em cinco estilos: Fechada, Aberta e Invertida, Rasgo de luz e Ilha, podendo ter iluminação ou não.
Sanca Aberta: Na sanca aberta a abertura da moldura fica voltada para o centro do ambiente e, no vão, pode-se embutir a luz de maneira que ela reflita no forro e ilumine o cômodo, fazendo uma iluminação indireta.
Sanca Invertida: Esse tipo de sanca também é aberto, mas o vão fica nas laterais, voltado para a parede. Difere do forro, pois não há luz embutida que reflita no teto.
Sanca Fechada: Essa não apresenta nenhum tipo de abertura, e nela só é possível utilizar iluminação direta, utilizando spots.
Sanca Rasgo de Luz: Possuem recortes no forro que permitem a vazão de luz. Esses recortes são preenchidos com acrílico transparente.
SANCA ILHA: A sanca tipo ilha possui base no centro voltado para o teto.
APLIQUES 3 D
Vale lembrar que, na dúvida de qual usar, de quais são as tendências do momento e para que sua obra seja bem elaborada, contrate um profissional de Arquitetura ou Designer de interiores, assim você terá um bom projeto, funcional e de acordo com suas preferências.
Para encerrar deixo algumas recomendações e não recomendações para que sua obra transcorra da melhor forma possível, com qualidade, beleza e economia.
Recomendações
1. Utilizar forro de gesso para distribuir a iluminação dos ambientes, que deve ser pensado juntamente com o projeto lumino técnico, planejando os detalhes que valorizem o ambiente.
2. Antes da aplicação do forro, contratar um técnico eletricista para distribuir toda a fiação elétrica e/ou cabos de som e, se houver ar-condicionado, a tubulação também deverá ser instalada antes.
3. Aproveitar a utilização do forro de gesso para incluir alguns detalhes e desenhos diferentes, com cortes e molduras, ao invés de usar apenas o gesso liso.
4. Usar desenhos no forro para delimitar os ambientes, assim é possível separar, por exemplo, o espaço da sala de jantar e de estar de uma forma sutil.
5. Para um melhor acabamento, o projeto de forro deverá prever molduras ou tabica (espaço de 4cm entre a parede e o forro).
6. Procurar conhecer os trabalhos já executados pela empresa a ser contratada para aplicar o gesso, a fim de avaliar a qualidade do serviço.
7. Verificar se a empresa contratada encarrega-se da remoção do entulho, ou se ficará a cargo do cliente a contratação de uma empresa fornecedora de caçamba que dê o destino correto ao resíduo produzido.
8. Liberar o espaço de trabalho e forrar o piso com papelão ondulado, além de solicitar ao gesseiro que limpe o local após a execução da obra.
9. Trabalhar com rebaixo de teto de 15 cm no mínimo, para que se possa utilizar iluminação embutida.
10. Contratar um bom profissional de pintura, para que o gesso tenha um bom acabamento.
Hoje em Nossa Cidade e Região, podemos contar com a qualidade de entrega e serviços do Gessos Canarana, uma empresa completa em Forros Plaquinha, Blocos, placas de Drywall e todo material necessário que exige um perfeito acabamento.
Acompanhados de excelentes profissionais, podendo atender não só sua compra do material, como também entregar seu forro ou parede instalada. Conforme o projeto ou escolha do cliente, equipe e mão de obra qualificada! Localizada na BR 326, Setor Industrial (ao lado da Cargill) Canarana – MT (66) 99710-8513 (66) 99642-1765 Faça já seu orçamento!
PUBLICIDADE
O Jornal Folha do Araguaia tem uma trajetória de 11 anos no mercado, trabalhando em parceria com pequenas, médias e grandes empresas no Vale do Araguaia.