sábado, 27 de julho, 2024

Logo Jornal Folha do Araguaia

Variedade de pequi sem espinhos descoberta em Mato Grosso aguarda registro no MAPA

O pequi é um fruto muito versátil; utilizado em diversos pratos como arroz com pequi, frango com pequi, em conservas ou na forma de doces e licores
Por InformaAraguaia
| Atualizado em 10/05/2022 às 13h53

Há quase 20 anos, um agricultor da cidade de Cocalinho, na região do Araguaia, em Mato Grosso, encontrou na sua propriedade um pequizeiro que produzia pequi sem espinhos.

Com a ajuda de uma equipe de pesquisadores da Emater de Goiás e da Embrapa, uma nova variedade de pequi, produzida a partir deste pequizeiro que sofreu mutação genética, está sendo desenvolvida e segue em fase de registro junto ao Ministério da Agricultura.

Esta nova variedade de pequi não possui espinhos, mas apresenta as mesmas características do pequi com espinhos.

O pequizeiro é uma planta nativa do cerrado brasileiro, encontrada em alguns estados do nordeste, sudeste e centro-oeste, mas ela faz sucesso mesmo é em Minas Gerais e Goiás.

É uma árvore de grande porte, que pode atingir até dez metros de altura e produz em média cinco mil frutos por ano, o famoso pequi.

Em cada fruto se encontra de uma até quatro amêndoas envoltas por uma polpa amarela, que é o grande atrativo do pequi.

Embaixo dessa polpa há uma camada de espinhos muito finos; por isso, para roer o pequi cozido é preciso ter cuidado.

Por baixo dos espinhos há ainda uma amêndoa macia e muito saborosa, que não é tão conhecida e utilizada quanto a polpa, mas que tem grande potencial em vários usos.

Pode ser consumida in natura, torrada, caramelizada ou na forma de licor.

O pequi é um fruto muito versátil; utilizado em diversos pratos como arroz com pequi, frango com pequi, em conservas ou na forma de doces e licores.

Fonte: Sapicua

PUBLICIDADE

No data was found